Daniel Brito - Aug 20, 2021

5 técnicas para ter um bom relacionamento em grupo na faculdade

Para muitos, cultivar bons relacionamentos em ambientes como a universidade pode parecer um desafio. Mas calma, para ajudar você, separamos 5 dicas para fortalecer relações para um trabalho em conjunto de maneira positiva. Confira!Baixe agora o ebook sobre "como aproveitar a tecnologia para os estudos"

Como fazer novos amigos na faculdade?

Ingressar em uma instituição de ensino superior traz algumas mudanças na vida pessoal e estudantil do aluno. O novo ambiente proporciona descobrimentos, mas também requer adaptação, e nesse processo está incluído fazer amizades e o processo de dinâmicas coletivas, como trabalhos em equipes.

Alguns estudantes sentem a dificuldade desse primeiro momento por conta da timidez, mas aos poucos é possível entender a dinâmica da turma e essa conquista flui de maneira natural.

Importância dos trabalhos em grupo

Durante a graduação, é comum que os alunos sejam convidados a realizar trabalhos em grupo, o que, a princípio, não agrada muita gente. Outros estudantes não gostam da ideia de dividir responsabilidades para a realização de alguma atividade, mas essa é uma oportunidade oferecida pelos professores para que os relacionamentos sejam fortificados e seja possível a simulação de ambientes do mercado de trabalho, em que sempre será preciso outra pessoa para complementar ou validar o trabalho.

É comum querer tomar para si a responsabilidade de acreditar que isso será positivo para a sua nota final, contudo, esse tipo de desafio é feito com o intuito de promover o compartilhamento de conhecimentos e a união do grupo que une forças para buscar os melhores resultados possíveis.

É também em grupo que podemos exercer responsabilidades específicas visando ao bem coletivo. Também é possível desenvolver habilidades importantes e valorizadas no mercado de trabalho, como:

  • Liderança;
  • Organização;
  • Comprometimento;
  • Comunicação;
  • Colaboração;
  • Relacionamento interpessoal.

Dicas para manter um bom relacionamento em grupo

Uma vez que, para alguns, essa pode não ser uma tarefa muito fácil, separamos 5 dicas de ouro para você passar por essas experiências de maneira positiva, alcançando os resultados que talvez não fossem conquistados de outra forma. Confira abaixo!

1. Busque estar perto daqueles com quem possui mais afinidade

Nós somos seres sociáveis, que buscamos sempre estar cercados por aqueles com um perfil que mais se aproxima do nosso, além de compartilharmos ideias, gostos e princípios. Na faculdade, não é diferente; todos possuem, em comum, o gosto pela área em questão (exatas, humanas ou biológicas), mas são as características pessoais que dão identidade e autenticidade a cada um.

Logo nos primeiros dias, é possível notar aqueles que mais se assemelham ao perfil que se encaixa bem com o seu. É com essas pessoas que você pode escolher formar grupos de estudos. Um bom motivo para isso é a menor margem para a existência de conflitos. Subtende-se que, com as mesmas afinidades, a cordialidade e compreensão serão maiores do que com pessoas que destoam do seu modo de pensar e agir.

Ninguém será igual nem perfeito, mas estar próximo daqueles que mais se encaixam com o seu modo de pensar é uma das formas mais práticas de construir e manter bons relacionamentos interpessoais.

Leia também:

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

2. Evite conflitos

Um ambiente carregado de confusões e discussões é inimigo direto de bons resultados, isso porque quando a energia do grupo está focada em resolver problemas interpessoais, a atenção é desviada do objetivo comum e principal: realizar a atividade em questão.

Além disso, conflitos não resolvidos se estendem para outras matérias, podendo criar um ambiente desagradável que desfavorece a absorção de novos conhecimentos. Assim, evite estar ou deixar que conflitos ocorram dentro do seu grupo. Chame para o diálogo e resolva diretamente, sem deixar que o desentendimento se estenda.

3. Ao fazer trabalhos, distribua de forma igualitária as responsabilidades

Não há nada pior do que se sentir sobrecarregado dentro de um grupo, não é mesmo? Quando se trata de um coletivo, o mínimo esperado é que as tarefas e incumbências sejam distribuídas da melhor maneira possível para que todos consigam fazer um trabalho de qualidade, sem que ninguém tenha mais trabalho.

Ao organizar de forma adequada, diversos problemas são evitados, como discussões, perda de prazos, baixa qualidade no trabalho, entre outros. Sabendo disso, o planejamento inicial é parte fundamental para que os passos seguintes sejam realizados da melhor maneira possível.

4. Seja flexível para atender às necessidades do grupo

Nem sempre as tarefas que realizamos são aquelas que mais gostamos, mas é importante termos o entendimento de que, por vezes, precisamos ser flexíveis para o bem do todo. Afinal, não dá para bater o pé e se acomodar em realizar somente uma tarefa. Em um grupo, é importante que diferentes habilidades sejam somadas em prol do coletivo.

Quando possível, negocie essa atribuição recebida para algo que esteja mais próximo do seu domínio, mas lembre-se: se não for possível, a outra atividade pode ser também uma possibilidade de desenvolver outras habilidades e conhecimentos, além de ser uma forma de colaborar com o grupo.

5. Saiba valorizar o trabalho do outro

Todo mundo gosta de ser reconhecido por algo que fez bem feito. Em trabalhos em grupo, é preciso também ter humildade para reconhecer o bom desempenho alheio e entender que, se cada um fizer bem a sua parte, todos ganham.

É importante, também, que esse seja um ambiente seguro, longe de críticas feitas apenas com o intuito de desmerecer o trabalho do outro. Juntos, todos podem crescer e melhorar o que é preciso. Dessa forma, além de ser uma experiência positiva interpessoalmente, é a chance de se conseguir uma ótima nota.

É hora de cultivar bons relacionamentos!

Apesar de não parecer algo muito simples, cultivar bons relacionamentos é uma prática que pode trazer benefícios não só durante o curso, mas também futuramente, no mercado de trabalho. 

Para além do âmbito profissional, ter um amigo na faculdade é quesito importante, principalmente por representar alguém para debater a respeito das ansiedades, dificuldades e conquistas da graduação. Está com receio desse processo? Tudo bem, confira aqui como fazer amigos na faculdade e perca, de vez, o medo de se relacionar. 

Como fazer amigos na faculdade?

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.