Amanda Santana - Jul 23, 2019

Como fazer amigos na faculdade?

O Ensino Superior é uma época única na vida de qualquer pessoa. Durante todos os anos de estudo você terá experiências incríveis, fará amigos na faculdade, aprenderá coisas e construirá uma carreira.

Entretanto, os primeiros momentos da formação podem não ser tão simples. Ninguém conhece ninguém e as pessoas têm vergonha de interagir. Nessa hora, uma ajudinha é muito bem-vinda.

Quer aprender a fazer amizades na faculdade desde o primeiro dia? Então, continue a leitura!

Não fique no celular durante o intervalo

Nos primeiros dias de aula, os estudantes tendem a não conversar muito. Todos ficam calados e mexendo nos celulares durante os intervalos — alguns professores até brincam com a situação, falando que seria ótimo se a turma continuasse assim até o último período.

Nesse momento de vergonha, estranheza e timidez, é preciso dar um passo adiante: solte seu celular e aproveite o intervalo para conversar com os colegas que sentam perto de você. Comente sobre o professor, a matéria ou qualquer outro assunto.

amizades espm 2

Faça trabalhos em grupo

Os trabalhos em grupo também são uma excelente alternativa para conhecer a sua turma. Como serão várias horas de discussão, a tendência é que as pessoas presentes nessa formação fiquem mais íntimas.

O problema dos trabalhos em grupo é que normalmente os estudantes querem manter as mesmas pessoas até o final do curso. Então, aproveite os primeiros meses para conhecer o máximo de colegas e tente participar de diferentes grupos nas matérias.

Participe da atlética do seu curso

As atléticas dos cursos também são um ótimo meio para conhecer mais pessoas. Essas organizações estudantis fazem eventos esportivos, festas, ações beneficentes e várias outras atividades.

Se você gosta de esportes é possível procurar uma vaga de atleta na atlética. Caso essa não seja sua praia, a organização estudantil também precisa de pessoas na administração, na área de finanças e na gestão das redes sociais.

Vá aos eventos oferecidos pela faculdade

Já nos primeiros meses da sua formação, você perceberá uma coisa importantíssima sobre a faculdade: constantemente existem eventos extracurriculares que são interessantes e contribuem para seu crescimento, mas não são obrigatórios.

Isso inclui debates, visitas a exposições de arte, palestras, mostras culturais, campanhas de solidariedade, trabalho voluntário etc. Aproveite essas oportunidades para se desenvolver, melhorar seu currículo e conhecer pessoas novas, inclusive de outros cursos.

Se você seguir essas dicas, fazer amigos na faculdade não será um problema. Depois de conseguir conversar com as pessoas algumas vezes, é importante que você estenda essa amizade para fora do Campus. Saia com seus colegas, vá para festas, convide-os para ir a algum lugar para conversar etc.

Gostou deste conteúdo? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas próximas postagens!

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.