Daniel Brito - Aug 25, 2021

5 dúvidas sobre a transferência de cursos, e venha para ESPM

Por vezes, a insatisfação com a instituição em que se encontra é uma forte motivação para que o estudante pense em mudar de universidade. A fim de que não realize outro vestibular e não perca as matérias já estudadas, a instituição abre espaço para a transferência externa.Neste post, descubra as principais dúvidas sobre os processos, os motivos que levam a essa escolha e os benefícios de mudar a sua formação para a ESPM. Confira abaixo!

Motivos que levam à realização de uma transferência externa

A transferência externa é uma mudança que possibilita ao estudante mudar para o mesmo curso de graduação em outra instituição de ensino. Muitos estudantes optam por realizar essa mudança visando a um ensino mais qualificado ou buscando um local que ofereça mais possibilidades para que o aluno ascenda profissionalmente.

Seja qual for o motivo, é uma boa opção a ser considerada, evitando que o aluno passe pelo processo demorado e desgastante do vestibular novamente. 

Principais dúvidas sobre transferência externa

Para facilitar o entendimento, separamos as principais dúvidas sobre o processo para serem esclarecidas, confira!

1- Posso pedir a transferência de uma instituição pública para uma privada?

Sim! Independentemente da modalidade, a transferência para outras faculdades pode ocorrer, desde que alguns critérios sejam seguidos para a compatibilidade dos cursos e organização da documentação necessária.

2- Quem pode realizar o processo de transferência?

Está apto para participar desse processo estudantes que estão devidamente matriculados na instituição, tendo cursado, no mínimo, um semestre do curso e sido aprovado no mesmo. 

3- Quem está com a matrícula trancada pode fazer transferência?

Sim! Se o prazo ainda estiver válido dentro da instituição, é possível realizar a solicitação. É exigido apenas que o estudante tenha cursado, pelo menos, um semestre na primeira universidade.

4- Quem estuda no exterior pode abrir essa solicitação?

A resposta também é sim, mas existem alguns critérios a mais preestabelecidos que devem ser cumpridos para a realização dessa transferência. Para saber mais, fique atento ao edital.

5- As matérias já concluídas são aproveitadas?

Sim. Para a transferência de faculdade, é preciso certa compatibilidade entre as grades curriculares, assim, o aluno garante o aproveitamento total ou parcial de tudo que foi aprendido na primeira universidade, sem prejudicar o tempo para finalização do curso.

Leia também

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Benefícios de transferir seu curso para ESPM

Para quem procura um ensino diferenciado, inovador e que possibilita uma fácil absorção pelo mercado de trabalho, a ESPM é o lugar certo! Na instituição, os estudantes têm acesso à alta tecnologia, a materiais para a realização de práticas, a professores capacitados e com vivência de mercado, além de ter acesso aos mais diversos métodos e abordagens para um ensino de qualidade. 

A grade é composta por cursos diversos, todos com o DNA Inovador da ESPM, sendo eles:

Em cada um dos cursos, o estudante tem ferramentas e experiências essenciais para a conquista de uma carreira de sucesso. Algumas delas são:

  • Desenvolvimento de conhecimento Tech e soft skills no ESPM LifeLab;
  • Possibilidade de participar de programas de intercâmbio em instituições renomadas no exterior;
  • Desenvolvimento das habilidades práticas e vivência de mercado por meio das agências experimentais e empresas juniores;
  • Bolsas e benefícios para possibilitar o ingresso e permanência do aluno na instituição;
  • Desenvolvimento de ações voluntárias para ressaltar a preocupação e o cuidado com o papel socioambiental da instituição para com a sociedade a sua volta.

Como realizar a transferência

O processo de transferência externa é simples e realizado em apenas duas etapas, que consistem em:

  1. Análise dos documentos: após escolher o curso, realizar a inscrição online e pagar a taxa referente ao processo, o estudante deve submeter seu CPF para análise das informações e fornecer o endereço de e-mail mais atualizado para o recebimento das indicações dos próximos passos.

  2. Redação online: por último, é analisada a aptidão do estudante para a coerência e a coesão na defesa e no desenvolvimento de argumentos relacionados ao tema proposto.

Quando aprovado, o estudante pode dar início à efetivação da transferência entre as instituições e começar a trilhar novos caminhos para uma carreira de sucesso e qualificação.

Venha fazer parte da ESPM!

Para uma carreira de sucesso, começar sua história em uma universidade reconhecida pela inovação e alta qualidade é um dos maiores diferenciais! Na ESPM, você conta com todas as ferramentas que possibilitam explorar o inusitado e crescer não só profissional, mas também socialmente.

Além da tradição, a universidade conta com diferenciais para enriquecer seu currículo e proporcionar experiências que o levam mais longe na área escolhida. Não perca tempo, conheça mais sobre as vantagens e propostas curriculares da ESPM!

Acesse nosso site!

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.