Daniel Brito - Aug 27, 2021

Conheça as modificações do jornalismo atual

Somos seres inquietos, em constante transição, adaptação e busca pelo diferente. Sabendo disso, não dá pra ficar parado, assistindo a isso como agente passivo. E é essa filosofia que leva o jornalismo a lugares mais distantes do que se podia imaginar há alguns anos.Feito com papel e caneta ou com um celular na mão, o jornalismo não é, necessariamente, sobre o meio que está sendo utilizado, mas, sim, sobre a qualidade profissional daquele que está construindo e apurando a informação. 

Sabendo disso, conheça, neste post, o cenário atual da profissão, as ferramentas utilizadas para construir a narrativa e o possível futuro na área. Confira!

Jornalismo atual

O jornalismo que vemos ser exercido atualmente é resultado de adaptações e mudanças sofridas ao longo do tempo. As ferramentas e abordagens utilizadas hoje em dia se diferem da forma de anos atrás. Esse é um processo natural e evolutivo, afinal, os meios de comunicação também devem se adequar ao modo de fazer notícia e se comunicar, garantindo, assim, que a mensagem chegue ao público-alvo da melhor maneira possível.

Hoje, temos um jornalismo mais diverso e plural, que conversa com os diferentes públicos. Apesar de ainda ser forte, o jornalismo feito na bancada não é o mais comum, nem, necessariamente, o mais efetivo. Agora, os jornalistas se apresentam de pé, interagem com o público durante a transmissão e contam com a colaboração da audiência para construir pautas. 

Cada vez mais, o caminho tem levado os profissionais a se reinventarem e buscarem o novo para suprir as necessidades e chegar a lugares mais longes por meio da internet. O que vemos é reflexo de constantes mudanças sociais que impactam diretamente a forma como o jornalismo é construído.

Uso de tecnologia no jornalismo

Procurando se atualizar e usar a tecnologia a seu favor, o jornalismo já conta com diversas ferramentas e formas de utilizar tecnologias para favorecer o seu trabalho, passando mais credibilidade e ampliando seu universo de pesquisa.

Leia também

Baixe agora o ebook sobre "como aproveitar a tecnologia para os estudos"

Redes sociais

Como o nome sugere, são ferramentas utilizadas para promover a comunicação e integração. Sabendo disso, o jornalismo se apropriou da sua funcionalidade para fazer da comunicação algo mais dinâmico e interativo, construindo uma comunicação integrada em linha direta com o seu público. 

Como exemplo, temos os telejornais que contam diariamente com a participação, a denúncia e o feedback dos telespectadores para enriquecer o noticiário, reafirmando o papel social e a responsabilidade que ainda existe na profissão.

Jornalismo digital e multiplataforma

O jornalismo não é algo feito somente em TV, rádio e jornal impresso. Agora, está em todos os lugares, utilizando diversas áreas e plataformas para a produção de conteúdo. Youtube, podcast e demais redes sociais são alguns exemplos de onde podemos encontrar a prática da profissão.

Independentemente do lugar utilizado para levar a informação ao público, a essência não deve ser alterada. Ou seja, são os mesmos princípios, mas utilizados em lugares diferentes. Sabendo disso, é cada vez mais comum os manuais de jornalismo serem atualizados e incrementados com manuais de forma e linguagem para cada tipo de canal.

Essas mudanças no jornalismo acontecem para que o público, que está cada vez mais pulverizado, receba a mensagem da forma como melhor atender às suas necessidades e preferências. É um movimento tão inevitável que grandes emissoras e empresas já estão realizando alterações e adaptações para que seu trabalho seja entregue sem perder alcance.

Jornalismo de dados

Cada vez mais comum e essencial, o jornalismo de dados foi potencializado com o acesso a tecnologias e ferramentas que possibilitam uma maior coleta e disseminação de informações. Principalmente com o fortalecimento das chamadas fake news, essa modalidade de jornalismo surge para combater e levar informações qualificadas e verídicas para a grande massa.

Hoje, é algo que fortalece o papel do jornalismo e possibilita que a população fique a par de questões relevantes de forma segura, com informações cruzadas e analisadas da melhor maneira possível.

Com acesso a informações, agora, o jornalista que buscava pautas nas ruas, foca sua atividade no encontro de dados e números que sejam relevantes e façam sentido para a sociedade como um todo. Sempre próximo do jornalismo investigativo, é uma ferramenta essencial para a realização de denúncias e chamada de atenção para temas importantes que não estão sendo notados.

Jornalismo do futuro

Como vimos no tópico anterior, a profissão segue em constante mudança, e essa é uma certeza inerente à profissão. Jornalismo bem feito é aquele que consegue sobreviver e continuar cumprindo seu papel informativo, e é assim que veremos ao longo dos anos.

Na profissão, a tendência é que, cada vez mais, a tecnologia e a internet façam parte da rotina de produção e ditem as formas e linguagens a serem utilizadas. Mesmo com as transições, é essencial o papel de informar, denunciar e chegar com informações relevantes aos mais diferentes cantos do mundo.

Sobre o futuro do jornalismo, não há dúvida: a tecnologia é uma aliada e uma forma de qualificar, cada vez mais, os profissionais. Na sala de aula, essa também deve ser uma realidade em que os estudantes podem ter ferramentas ricas e atualizadas para absorver conhecimentos alinhados com o que há no mercado de trabalho.

Encontre seu lugar na profissão!

Se você é curioso, inquieto, gosta de escrever e tem paixão por desafios, a faculdade de Jornalismo pode ser ideal para a sua carreira! Durante o curso de ensino superior, você é exposto às mais diferentes formas do fazer jornalístico, incluindo as modalidades citadas neste post. No ambiente acadêmico, você poderá explorar e conhecer diversos caminhos até encontrar aquele que mais corresponde ao seu perfil e se encaixa com o que você se imagina fazendo dentro da profissão.

Seja de frente a uma câmera ou utilizando o celular como ferramenta-chave, o jornalismo está cada vez mais diverso e em expansão, buscando profissionais corajosos e dispostos a manter a seriedade da profissão enquanto leva informação aos públicos mais diversos. Ficou instigado? Então, conheça mais sobre o que aguarda você no curso de Jornalismo!

Conheça nosso curso de jornalismo!

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.