Daniel Brito - Aug 30, 2021

Dicas para ser um bom profissional em Relações Internacionais

Se assuntos como ciências humanas, ciências políticas, países e alguns outros temas nessa linha despertam interesse em você, provavelmente, o curso de Relações Internacionais vai conquistar o seu coração.O curso tem ganhado muita notoriedade no Brasil e, com isso, têm surgido algumas  dúvidas frequentes, como: como é o curso de Relações Internacionais? Qual a melhor faculdade de Relações Internacionais? O que um profissional de relações internacionais faz? Quais as principais dicas para ser um bom profissional de relações internacionais?

Para tirar todas essas dúvidas, conhecer um pouquinho mais sobre o curso superior e saber como se destacar profissionalmente na área, leia este post!

Relações internacionais

O curso de Relações Internacionais vem crescendo bastante e se tornado uma das principais escolhas de curso na hora do vestibular. Diante disso, é perceptível a importância de entender um pouco mais sobre toda a trajetória de quem deseja seguir o caminho para se formar em relações internacionais.

O profissional da área vai se comunicar com diversos povos de diferentes nações com algum objetivo. Eles buscam se relacionar com outros países de forma construtiva, na tentativa de resolverem questões que podem ser comerciais, políticas, econômicas, de acordos, entre outros. 

Leia também:

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

O que se estuda na faculdade de Relações Internacionais?

O curso de Relações Internacionais tem a durabilidade de 4 anos, e em cada um deles, o estudante é exposto aos mais diversos tipos de conteúdos que envolvem diplomacia, economia, marketing, política, entre outros. Confira as matérias principais que fazem parte da matriz curricular do curso:

  • Ciência política;
  • Direito internacional público e direitos humanos;
  • Diplomacia corporativa;
  • Inglês;
  • Espanhol;
  • International trade law; 
  • Marketing estratégico;
  • Finance planning and analysis; 
  • Economia política internacional; 
  • Geopolítica;
  • International marketing planning;
  • Inteligência artificial aplicada às relações internacionais;
  • Negociações complexas e gestão de crise;
  • ESPM LifeLab;
  • Análise de risco em negócios internacionais.

O que fazem e onde podem trabalhar?

Sem dúvidas, o nome já é bem explicativo, e vale lembrar que ter uma boa relação com outros países é mais que necessário. Esses profissionais, por meio de muito estudo, estratégias e diálogos, buscam meios efetivos de construir essa relação para a melhoria em diversos setores.

Nas agências governamentais, o profissional de relações internacionais pode atuar no planejamento de ações culturais, políticas, econômicas, sociais e comerciais do governo, podendo ser estadual, federal ou municipal.

Já na área de atuação de analista internacional, ele vai fazer uma coleta de dados e produzir relatórios que detalham a situação internacional para ONGs, órgãos governamentais ou empresas privadas, além de poder contribuir para programas de cooperação entre nações.

Outra opção muito procurada para trabalhar com um internacionalista profissional formado em relações internacionais é o do comércio exterior, uma vez que a manutenção da relação com outros países contribui diretamente para relacionamentos comerciais.

Dicas para ser um bom profissional em relações internacionais

Em primeiro lugar, vale ressaltarmos que a formação de um bom profissional está diretamente ligada à trajetória percorrida pelo indivíduo. Diante disso, é evidente que a busca pela melhor universidade, que tenha o melhor curso de Relações Internacionais, bem como referências nacionais e internacionais, é o primeiro passo para se ter uma carreira bem-sucedida.

A ESPM apresenta um dos melhores cursos de Relações Internacionais do Brasil; ela busca expandir o conhecimento dos seus estudantes dando um leque de oportunidades para que isso aconteça, como programas extracurriculares, diversos cursos, programas de intercâmbio, entre outras opções.

Aproveitar o diferencial que a universidade apresenta é fundamental, tanto para se ganhar experiências quanto para construir um currículo que ganhe destaque. Veja algumas oportunidades disponibilizadas na ESPM para os estudantes de Relações Internacionais:

  1. Diplomacia corporativa e gestão de stakeholders;
  2. Negócios internacionais e análise de risco;
  3. Relações governamentais, relações com investidores e marketing global;
  4. Núcleos de estudos regionais: Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa;
  5. Inovação de tecnologia;
  6. Projetos com empresas, ONGS e governos;
  7. Dupla titulação e certificações internacionais;
  8. Disciplinas ministradas em inglês e espanhol.

Além disso, é imprescindível destacarmos dois pontos:

  1. A importância de estudar o máximo de idiomas possível, já que é uma forma de facilitar a comunicação e de abrir mais portas no mundo corporativo;
  2. É de extrema importância ter uma mente aberta sobre o funcionamento de um outro país, respeitando a cultura e evitando conceitos preestabelecidos sobre o local.

O curso de Relações Internacionais abrange diversas áreas, o que requer uma formação qualificada, e se tratando desse assunto, a ESPM é a melhor opção. Quer saber mais sobre a profissão? Confira o post “Relações Internacionais: a formação de quem pensa globalmente.”

Relações Internacionais: a formação de quem pensa globalmente

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.