Vitor Freitas - Jul 14, 2019

Quero mudar de cidade. Por onde começar?

Mudar de cidade para fazer faculdade é um costume comum nos Estados Unidos. Entretanto, o brasileiro ainda tem buscado a se acostumar a isso, e cada vez as salas de aula ficam mais diversificadas e multiculturais.

Apesar de essa mudança ser uma coisa boa que ajudará você a desenvolver autonomia, fazer novas amizades e construir sua carreira, é preciso ter calma. Ir para outra cidade exige planejamento.

Por isso, neste texto falaremos sobre o que você deve fazer antes de se mudar de cidade para estudar. Confira!

Escolha uma faculdade

A primeira coisa que precisa ser feita é encontrar uma faculdade. Se você já tem uma em mente, excelente! Caso contrário, comece a pesquisar e encontre uma Instituição de Ensino Superior que corresponda às suas expectativas de aprendizagem.

Escolher a faculdade certa é o primeiro passo para acertar quando for mudar de cidade.

Preste o vestibular

Faculdade escolhida? Muito bem! Então, chegou a hora de fazer o seu cadastro para prestar o vestibular. Faça download dos editais da Instituição de Ensino, leia todas as informações, consulte a data das provas e se programe.

Além de estudar as matérias que serão exigidas no exame, se prepare para a viagem: compre as passagens de ida e volta e reserve o hotel ou Airbnb — se necessário.

mudar de cidade 2

Organize suas finanças

Depois de receber o resultado do vestibular e confirmar que você foi aprovado na faculdade, é hora de se preparar. Além dos custos da formação (matrícula, livros, mensalidade) é preciso pensar também no dinheiro que será usado na sua manutenção.

Comece fazendo o cálculo do valor médio da alimentação e aluguel no local, depois inclua os gastos com transportes e lazer.

Encontre um lugar para morar

Se sua organização financeira permite a mudança de cidade, chegou o momento de encontrar um lugar para morar. As principais escolhas dos estudantes são as repúblicas. Nelas você divide um apartamento com outras pessoas.

Esse modelo tem grandes vantagens. Além de as repúblicas normalmente estarem próximas da faculdade (significando menos gasto com transporte), o custo do aluguel é menor e você já começa a morar em uma nova cidade tendo companhia de outras pessoas.

Prepare sua mudança

Depois de organizar todos os detalhes e tirar suas dúvidas sobre o local no qual irá morar, é preciso preparar sua mudança. Leve os itens essenciais para você e faça o transporte deles com antecedência para que isso não atrapalhe seu início do ano letivo.

Se você realmente quer mudar de cidade para estudar, esses são os passos que devem ser seguidos. Agora é sua vez: se organize, faça todos os preparativos e comece a construir sua carreira!

Além dessas dicas, você tem feito outras coisas para se preparar para estudar em outra cidade? Nos conte nos comentários!

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.