Vitor Freitas - Aug 4, 2019

Vale a pena mudar de cidade para estudar?

Mudar de cidade para fazer faculdade é uma realidade para muitas pessoas. Isso tem pontos positivos e negativos, e cada um tem sua opinião sobre o assunto — afinal de contas, cada estudante tem seu perfil, não é mesmo?

Entretanto, será que realmente vale a pena mudar de cidade para estudar? Neste texto falaremos sobre os pontos positivos e negativos desse processo. Assim, você pode pensar com mais calma e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Gostou da proposta? Então, continue a leitura!

Você ganha mais independência

Ao mudar de cidade, seja para morar com parentes distantes, sozinho ou com desconhecidos em uma república, você desenvolverá mais independência, já que as pessoas que sempre se preocuparam com seu bem-estar agora estarão longe.

Isso significa que suas preocupações serão outras: é preciso fazer compras, pagar despesas, resolver questões burocráticas etc. Em outras palavras, ao mudar de cidade você ingressa, de fato, na vida adulta e é responsável por tudo no seu dia a dia.

mudar de cidade para estudar 2

É mais difícil se encontrar com seus familiares

Outro ponto importante sobre mudar de cidade para estudar é que você não conseguirá ver seus familiares que moram em sua antiga casa com tanta frequência. Dependendo da distância que fica sua faculdade, esses encontros podem acontecer uma vez por mês ou apenas em feriados.

Esse é um grande desafio para muitos estudantes. Algumas pessoas sofrem com a separação, mas outras aproveitam a distância para ser mais independentes. Além disso, o reencontro se torna o momento de matar a saudade e o relacionamento com os familiares pode, inclusive, melhorar.

Várias oportunidades

Uma nova cidade significa um mundo de oportunidades para você, estudante. É possível conhecer novas pessoas, novos modelos de negócio, oportunidades de trabalho, carreiras diferentes e muitas experiências incríveis.

Ao ficar nesse local “desconhecido”, você tem a chance de explorar coisas que nem mesmo sabia que existia, seja no seu crescimento profissional, cultural ou pessoal.

Você fará novas amizades

Quando fazemos faculdade em outra cidade é como se começássemos uma nova vida. Você conhece poucas pessoas (ou nenhuma, talvez) e precisa, pouco a pouco, se enturmar e acostumar com a rotina desse novo lugar.

Em pouco tempo algumas pessoas começarão a fazer parte do seu dia a dia. Elas se tornarão mais íntimas durante os anos de formação e poderão ser amizades que você levará para a vida toda.

Como podemos ver, mudar de cidade para estudar é uma experiência incrível, transformadora e um pouco difícil. Então, por mais interessante que ela seja quem precisa decidir se isso vale a pena ou não é você!

Gostou deste conteúdo? Quer ter acesso a mais textos como este? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!

Inscreva-se na ESPM

Escrito por Vitor Freitas

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing e MBA em Gestão do Entretenimento pela ESPM-Rio. Atualmente está cursando a Pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing.