Por vezes, a insatisfação com a instituição em que se encontra é uma forte motivação para que o estudante pense em mudar de universidade. A fim de que não realize outro vestibular e não perca as matérias já estudadas, a instituição abre espaço para a transferência externa.Neste post, descubra as principais dúvidas sobre os processos, os motivos que levam a essa escolha e os benefícios de mudar a sua formação para a ESPM. Confira abaixo!
A transferência externa é uma mudança que possibilita ao estudante mudar para o mesmo curso de graduação em outra instituição de ensino. Muitos estudantes optam por realizar essa mudança visando a um ensino mais qualificado ou buscando um local que ofereça mais possibilidades para que o aluno ascenda profissionalmente.
Seja qual for o motivo, é uma boa opção a ser considerada, evitando que o aluno passe pelo processo demorado e desgastante do vestibular novamente.
Para facilitar o entendimento, separamos as principais dúvidas sobre o processo para serem esclarecidas, confira!
1- Posso pedir a transferência de uma instituição pública para uma privada?
Sim! Independentemente da modalidade, a transferência para outras faculdades pode ocorrer, desde que alguns critérios sejam seguidos para a compatibilidade dos cursos e organização da documentação necessária.
2- Quem pode realizar o processo de transferência?
Está apto para participar desse processo estudantes que estão devidamente matriculados na instituição, tendo cursado, no mínimo, um semestre do curso e sido aprovado no mesmo.
3- Quem está com a matrícula trancada pode fazer transferência?
Sim! Se o prazo ainda estiver válido dentro da instituição, é possível realizar a solicitação. É exigido apenas que o estudante tenha cursado, pelo menos, um semestre na primeira universidade.
4- Quem estuda no exterior pode abrir essa solicitação?
A resposta também é sim, mas existem alguns critérios a mais preestabelecidos que devem ser cumpridos para a realização dessa transferência. Para saber mais, fique atento ao edital.
5- As matérias já concluídas são aproveitadas?
Sim. Para a transferência de faculdade, é preciso certa compatibilidade entre as grades curriculares, assim, o aluno garante o aproveitamento total ou parcial de tudo que foi aprendido na primeira universidade, sem prejudicar o tempo para finalização do curso.
Leia também
Para quem procura um ensino diferenciado, inovador e que possibilita uma fácil absorção pelo mercado de trabalho, a ESPM é o lugar certo! Na instituição, os estudantes têm acesso à alta tecnologia, a materiais para a realização de práticas, a professores capacitados e com vivência de mercado, além de ter acesso aos mais diversos métodos e abordagens para um ensino de qualidade.
A grade é composta por cursos diversos, todos com o DNA Inovador da ESPM, sendo eles:
Em cada um dos cursos, o estudante tem ferramentas e experiências essenciais para a conquista de uma carreira de sucesso. Algumas delas são:
O processo de transferência externa é simples e realizado em apenas duas etapas, que consistem em:
Quando aprovado, o estudante pode dar início à efetivação da transferência entre as instituições e começar a trilhar novos caminhos para uma carreira de sucesso e qualificação.
Para uma carreira de sucesso, começar sua história em uma universidade reconhecida pela inovação e alta qualidade é um dos maiores diferenciais! Na ESPM, você conta com todas as ferramentas que possibilitam explorar o inusitado e crescer não só profissional, mas também socialmente.
Além da tradição, a universidade conta com diferenciais para enriquecer seu currículo e proporcionar experiências que o levam mais longe na área escolhida. Não perca tempo, conheça mais sobre as vantagens e propostas curriculares da ESPM!