Com as constantes inovações no mundo e o desenvolvimento da tecnologia, surgiu o conceito de Design estratégico e o profissional da área passou a desempenhar um papel crucial para o sucesso de uma empresa.
Entretanto, engana-se quem acredita que essa área de estudo e atuação destina-se apenas a profissionais com formação em design. Pois, esse novo conceito trata de desenvolvimento, processos, modelos de trabalho, ferramentas, definição de estratégias e muito mais. Por isso, uma pós-graduação em Design Estratégico proporciona um cargo administrativo e é uma qualificação interessante para profissionais de diversas e diferentes formações.
Para entender o poder da comunicação visual e a capacidade estratégica e inovadora do design, basta pensar sobre a profunda transformação que ocorreu na civilização com a alteração dos números romanos para os números arábicos. Ou seja, com a mudança de design dos números foi possível lidar de maneira muito mais prática com a complexidade numérica. Já imaginou como seria o mundo se ainda estivéssemos resolvendo equações complexas com o sistema de numeração romana?
Portanto, o Design estratégico é uma forte arma para a competitividade de uma empresa e uma profissão que ganha cada vez mais força e relevância no mercado de trabalho. Sendo assim, entenda o que é Design estratégico, qual a sua importância no mundo corporativo e a sua relação com a inovação, a tecnologia e o Marketing Digital. Confira agora!
Para entender o que é Design estratégico, primeiro é necessário compreender o conceito de design tradicional. Isso porque, a definição tradicional de design consiste na criação de soluções em produtos, construções e serviços. Dessa forma, o Design estratégico expande esse conceito para um contexto de organizações e instituições.
Ou seja, o profissional de Design estratégico é quem cria algo que ainda não existe, com o objetivo de solucionar problemas ou aproveitar oportunidades no mercado. Portanto, é uma área que pode inovar com novos modelos de negócio, um novo aplicativo, uma nova forma de atender aos clientes, etc. Por isso, a profissão vai muito além da criação de produtos, construções e serviços, expandindo as possibilidades de inovação para todo o contexto que envolve um negócio.
Sendo assim, o profissional de Designer estratégico trata da otimização e inovação no processo de tomada de decisões de uma empresa e ocupa um cargo administrativo de extrema importância na corporação. Afinal, com esse novo conceito, o design passa a ser usado não só no âmbito estético, mas também na área estratégica de um negócio. Não é atoa que profissionais buscam cada vez mais por qualificações como uma pós-graduação em Inovação, Design e Estratégia, por exemplo.
Agora que está esclarecido o conceito dessa nova profissão, entenda qual é a importância do profissional da área no mundo corporativo do século XXI e por que vale a pena investir nessa carreira e em um curso de Design de inovação e estratégia.
Com todas as mudanças causadas na sociedade devido ao avanço da tecnologia, o grau de complexidade e de competitividade do mercado está cada vez mais alto, exigindo a reinvenção das empresas e dos modelos de negócio.
Logo, a busca por inovações e soluções mais rentáveis e competitivas que gerem diferenciação é o que transforma o Design estratégico em uma profissão de extrema importância no mundo corporativo da atualidade. Afinal, o design, quando usado de forma estratégica, possibilita que as empresas criem processos de gestão mais inovadores e eficazes, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço.
Leia também:
Metodologias Ágeis: o futuro das profissões?
Plano de carreira: como se preparar para os novos desafios?
Dessa forma, o estudo Design estratégico: inovação, diferenciação, agregação de valor e competitividade, disponível na Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), demonstra que o investimento em design afeta positivamente fatores ligados a custos, diferenciação e qualidade, agregando ao design um valor estratégico e aumentando a competitividade do negócio.
Por isso, as organizações estão cada vez mais incorporando o Design estratégico na sua gestão e atribuindo funções de liderança aos profissionais da área. Um exemplo é a Apple, já que a empresa criou um cargo para o designer Jonathan Ive, que assumiu a inovadora função de Chief Design Officer. Além disso, Steve Jobs afirmou que a diferença que o designer causou, não apenas na Apple, mas no mundo, foi enorme.
Outro exemplo é o designer de calçados Mark Parker, que assumiu a função de CEO da Nike em 2006. Com o designer no maior cargo de gestão da empresa, a Nike aumentou a sua receita anual em 60% e o lucro em 57%. Por isso, para Parker, design e negócio devem andar juntos.
Esses dois exemplos, e ainda alguns outros, como da Coca-Cola, IBM e Facebook, podem ser conferidos no artigo Paradigm Shift: Report on the New Role of Design in Business and Society.
Sendo assim, está claro que essa profissão é uma forte tendência no mercado de trabalho atual e futuro. Portanto, investir em uma pós-graduação em Design de inovação e estratégia é uma excelente oportunidade para um futuro profissional promissor.
O Design estratégico tem a capacidade de ver, prever e fazer ver. Ou seja, o profissional da área adquire um olhar curioso e crítico, sendo capaz de identificar sinais mínimos de mudanças que estão por vir. Dessa forma, após ver os sinais, o designer prevê tendências de comportamento e consumo e antecipa as oportunidades. Porém, é também função do profissional materializar a sua ideia e aplicar o que antes ele já havia visto. Por isso, o design pavimenta o caminho para a inovação e a mantém viva e pulsante na organização.
Portanto, a relação do Design estratégico com a inovação e a tecnologia é intrínseca. Afinal, o designer é o responsável por criar o inexistente por meio dos recursos tecnológicos, assim como também inovar as tecnologias.
A pesquisa Design Estratégico e indústria 4.0: um estudo exploratório sobre o papel do Design Estratégico na Quarta Revolução Industrial investigou as relações entre o Design estratégico e a inovação com tecnologias emergentes em organizações brasileiras. Sendo assim, os resultados do estudo apontam que os obstáculos enfrentados nas organizações brasileiras para inovar com tecnologias emergentes podem ser superados por processos de Design estratégico.
Logo, está claro o que é Design estratégico e qual é a importância dessa profissão no mundo corporativo do século XXI, assim como a sua relação com a inovação e a tecnologia, comprovando o alto retorno do investimento em um curso de pós-graduação em Design.
Dê o próximo passo na sua carreira profissional. Conheça, agora mesmo, o curso de pós-graduação em Design de inovação e estratégia da ESPM!