O mundo da educação tem recebido muitas novidades nos últimos anos, desde a educação a distância (EaD) a cursos rápidos de atualização. Entretanto, uma nova modalidade de formação tem ganhado os holofotes nos últimos tempos: o nanodegree.
Ela tem feito sucesso entre profissionais do mercado que buscam chamar a atenção das grandes empresas, como a Google e a Microsoft. Mas, porque essa formação está tão em alta? Como ela funciona?
É isso que veremos agora. Acompanhe!
Degree é o nome utilizado nos Estados Unidos para a formação superior completa que tem, em média, mais de três anos de duração. Assim, nanodegree é como se fosse uma graduação, só que muito mais curta — e em vez do diploma ela gera um certificado.
O nanodegree é tratado como uma especialização focada e objetiva. Ela está para a pós-graduação, assim como os cursos de formação tecnológica estão para o bacharelado — menos tempo de aulas e conteúdos mais diretos.
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Essa formação surgiu da necessidade do mercado de contar com profissionais que saibam atuar em áreas emergentes e com grande impacto, como o Marketing Digital ou a área da Ciência da Computação e suas vertentes (clouding computing, data science, Android Basics etc).
Como o nanodegree é fruto da necessidade das grandes empresas de contratarem profissionais capacitados, essa formação é prática e responde aos requisitos de entrada nessas organizações.
Assim, ao fazer um nanodegree é como se o(a) estudante estivesse se preparando para entrar nas maiores empresas do mercado. Somando isso com a objetividade das aulas e as habilidades desenvolvidas, essa formação se torna muito atraente.
Ela chama a atenção tanto de profissionais que buscam a especialização para enriquecerem seus currículos para as grandes companhias, quanto para pessoas que querem se aprimorar para fortalecer seu trabalho e melhorar suas habilidades.
O nanodegree é um modelo de formação que começou nos Estados Unidos, mas já se espalhou pelo mundo.
Ao optar por esse modelo, você consegue terminar sua formação em até seis meses. Quando pensamos na velocidade que as coisas têm mudado atualmente, esse tempo parece razoável e coloca em xeque o modelo tradicional de especialização, que pode levar até dois anos para ser concluída.
Outro ponto positivo é que o nanodegree acompanha as mudanças do mercado. Enquanto a pós-graduação tradicional ainda se mantém em conteúdos clássicos, nesse modelo você encontra formações mais modernas, como Big Data e Inteligência de Marketing, Gestão 4.0, dentre outros.
Assim, não é errado dizer que o nanodegree é o futuro dos cursos de especialização. À medida que mais estudantes aderem a esse modelo de ensino, ele ganha força, conquista mercado e garante seu espaço dentre as várias opções de capacitação profissional que existem.
Agora nos diga: antes de ler este texto, você já havia escutado falar sobre nanodegree? O que acha dessa formação? Deixe sua opinião nos comentários!