Postado por Giovanna Cunha ● 18 de Fevereiro de 2021 9h0min0s BRT
Qual é a diferença entre especialização e MBA?
Você sabe qual é a diferença entre especialização e MBA? Essa é uma dúvida muito comum entre os(as) melhores profissionais do mercado na hora em que estão buscando uma alternativa para atualizarem seus conhecimentos.
Como a demanda por pessoas competentes cresce a cada dia, é importante fazer a escolha certa para que a pós-graduação não seja em vão. Assim, entender a real diferença entre o MBA e a especialização é fundamental para acertar na escolha.
Por isso vamos lhe ajudar. A seguir explicaremos as especificidades de cada uma dessas pós-graduações. Confira!
O que é a especialização?
A especialização é uma formação do nível de pós-graduação que pode ser feita por quem já concluiu algum curso no Ensino Superior, seja como tecnólogo ou bacharel. O objetivo dela é aprofundar em um grupo de conhecimentos e formar especialistas.
Durante o curso superior você teve acesso a uma gama de conhecimentos genéricos que servem para orientar a formação e preparar um profissional generalista apto a atuar em qualquer área do mercado que tenha ligação com a sua graduação.
Na especialização, o que acontece é que há o aprofundamento em uma dessas áreas, dando a você uma preparação mais focada, adaptada ao mercado de trabalho e às exigências da função desempenhada.
Imagine, por exemplo, que você se formou em Marketing. Durante o curso você aprendeu sobre diversas áreas de atuação. Dentre elas, o Marketing Digital virou seu campo de trabalho e atuação.
Se você quiser se destacar, é possível fazer uma especialização nessa área, se tornando especialista em Marketing Digital e aprendendo com os melhores professores sobre o que há de mais moderno nesse campo de trabalho.
Leia também:
- Especialização ou mestrado? Quando escolher cada modalidade?
- Tendências do mercado de trabalho no Brasil
O que é MBA?
MBA significa Master Business Administration (Mestre em Administração de Negócios, em tradução livre). Ele também é uma pós-graduação que é classificada como especialização. Entretanto, essa formação tem suas peculiaridades.
O MBA não é comumente chamado de especialização porque ele tem um foco muito bem definido. Nessa pós-graduação o(a) estudante aprende sobre negócios e Gestão Empresarial.
Somado a isso, essa especialização é recomendada para profissionais que já estão no mercado de trabalho e têm sua presença consolidada, como gerentes, diretores e presidentes. Assim, podemos dizer que o MBA é direcionado para os decisores das empresas, já que são eles que poderão colocar em prática o conteúdo debatido em sala.
Antigamente o MBA era focado apenas na área de Administração. Isso mudou e esse curso pode ser encontrado para outros campos de atuação — como é o caso do MBA Executivo em Marketing —, mas sempre voltado para a visão de negócio e a Gestão Empresarial.
Essa é a grande diferença entre especialização e MBA. Sabendo disso, provavelmente você conseguirá escolher com mais tranquilidade o curso de pós-graduação que combina com seu perfil.
Conseguiu entender a diferença entre essas áreas? Então, conte nos comentários qual foi sua escolha depois de ler o texto!
Tópicos: diferença entre especialização e mba