5 novas tendências no mercado de design
Se você gosta de acompanhar tendências, é encantado por processos de construção visual e pensa em trabalhar em uma área em que possa explorar o seu lado criativo e inovador, nós sabemos qual a área certa para você!Ficou curioso para saber mais sobre essa área criativa? Descubra, neste post, tudo sobre o curso de design gráfico, as particularidades da profissão e as tendências que surgem nessa área. Confira!
Como é a graduação em design gráfico?
Com duração de quatro anos, em média, a graduação em Design busca explorar conceitos, mas também é voltada, em grande parte, para a prática. O objetivo é alinhar os diferentes conhecimentos para fornecer ao estudante o embasamento necessário para desenvolver os trabalhos com qualidade, seguindo técnicas e formas de criar condizentes com o objetivo.
Algumas matérias vistas em sala de aula abrangem diferentes atividades, contemplando conhecimentos variados, como:
- Visualização e representação I: técnico, expressivo e digital;
- Infografia e fundamentos gráficos;
- Fotografia: técnicas e narrativas visuais;
- Cor, percepção e tendências;
- Marketing estratégico;
- Design de interação;
- Semiótica aplicada ao design;
- Imagem 3D;
- Fluência digital.
Mercado de trabalho na área de design
Dentro da indústria criativa, o profissional dessa área pode direcionar seus conhecimentos e suas atividades para três diferentes universos: design gráfico, digital ou multiplataformas. O designer pode atuar em diferentes áreas, realizando atividades como:
- Design editorial;
- Design gráfico;
- Design digital;
- Motion design;
- Animação 3D;
- Ilustrações;
- UX/UI design;
- Design de serviços.
Para cada uma dessas atividades, diferentes competências são exigidas, mas em se tratando do universo visual, é consenso que não há como se manter na profissão sem continuar consumindo informações acerca das novas tendências. Para ter destaque na área, é preciso constante atualização, a fim de oferecer aos clientes conteúdos diversos, alinhados com o que há de diferente e atrativo.
5 tendências percebidas no design
Sabendo da importância de beber em diferentes fontes para enriquecer a bagagem e buscar cada vez mais capacitação para a realização de trabalhos visuais, confira 5 tendências que estão tomando cada vez mais espaço no mercado de design e conquistando o gosto dos consumidores.
Leia também:
- Design, novas mídias e o papel do profissional
- 5 fundamentos básicos da criatividade
- Publicidade e propaganda: onde criatividade e inovação se encontram
1. Design 3D
Os designs tridimensionais são cada vez mais comuns em sites e redes sociais. Com a criação de tecnologias de criação gráfica, as marcas passaram a valorizar a utilização de formas com volume e textura. Seja em ilustrações, seja por meio do motions design, o 3D é um elemento que consegue se mesclar com diversos outros elementos para enriquecer e criar autenticidade e identidade à marca.
Essa é uma tendência que oferece distinção e mostra o compromisso com formas inovadoras de buscar aproximação com o público de forma efetiva.
2. Ilustrações
As ilustrações têm ganhado força total na hora de se buscar uma comunicação mais amigável. Utilizando as diversas possibilidades e composições que esse tipo de arte proporciona, a tendência é que seja cada vez mais comum o investimento nesse diferencial para compor o universo da marca, criando identificação mas também sendo uma forma de aplicar uma atmosfera mais dinâmica, marcada pela versatilidade.
Mesmo as mais simples ilustrações são capazes de chamar a atenção e entregar a mensagem de maneira mais criativa que a utilização de imagens, por exemplo. Outra utilidade é a comunicação visual, que não precisa de textos longos; a ilustração pode passar a informação de maneira satisfatória quando bem produzida e direcionada.
3. Animações em marcas
É cada vez mais comum encontrarmos marcas que investem na animação de seus logos para os meios digitais. Isso acontece principalmente porque essa é uma aposta para entregar mais personalidade, transmitindo, por meio desse elemento, a dinâmica buscada pela empresa.
Seja algo mais enérgico, clássico ou tecnológico, é por meio das animações que essa primeira comunicação é feita, ancorada também nos elementos já existentes no universo da marca. Além disso, essa é uma tendência que agrega mais valor que uma simples versão estática, impessoal e sem atratividade.
4. Visualização de dados
Valorizada e impulsionada principalmente por ser um elemento-chave para o UX Design, ou seja, a experiência do usuário, a visualização de dados de forma mais harmônica, clara e agradável tem sido algo altamente utilizado. Com a técnica, o objetivo é entregar ao leitor/consumidor uma forma mais traduzida e visualmente mais fácil de compreender dados e informações.
Ao mostrar os resultados de alto desempenho, por exemplo, os dados são inseridos no universo de identidade da marca e entregues de maneira que os usuários possam compreender aqueles números e entender a relevância da empresa.
5. Utilização de elementos que transmitem nostalgia
Seja por meio de formas, paleta de cores, fontes ou ilustrações, é cada vez mais comum encontrar marcas que embasam sua identidade visual que remetem a criações clássicas, sem muita intervenção ou poluição visual.
Com essa técnica, o objetivo é transmitir segurança e tranquilidade, destacando-se entre outras marcas que investem em abordagens cheias de energia, que querem transmitir diversas informações ao mesmo tempo. Conhecida como retrô, mas ligada e criada com uma direção visual mais moderna, essa tendência tem conquistado cada vez mais espaço, principalmente por possuir fácil identificação com o público.
Faça parte da inovação no universo visual
A inventividade e a inovação fazem parte da rotina daqueles que trabalham buscando novas formas de construção visual. O trabalho de um designer vai muito além de cores e formas, é também uma forma de conquistar e se aproximar do seu público alvo por meio das tendências e formas de comunicar a mensagem a ser passada.
Quer saber mais sobre a profissão e o que ela desempenha? Não perca tempo e confira o post “Design, novas mídias e o papel do profissional” para entender e tirar todas as suas dúvidas acerca dessa área criativa.
Como desenvolver a liderança durante a faculdade
Escrito por Amanda Santana
Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.