Amanda Santana - Sep 13, 2021

5 novas tendências no mercado de design

Se você gosta de acompanhar tendências, é encantado por processos de construção visual e pensa em trabalhar em uma área em que possa explorar o seu lado criativo e inovador, nós sabemos qual a área certa para você!Ficou curioso para saber mais sobre essa área criativa? Descubra, neste post, tudo sobre o curso de design gráfico, as particularidades da profissão e as tendências que surgem nessa área. Confira!

Como é a graduação em design gráfico?

Com duração de quatro anos, em média, a graduação em Design busca explorar conceitos, mas também é voltada, em grande parte, para a prática. O objetivo é alinhar os diferentes conhecimentos para fornecer ao estudante o embasamento necessário para desenvolver os trabalhos com qualidade, seguindo técnicas e formas de criar condizentes com o objetivo.

Algumas matérias vistas em sala de aula abrangem diferentes atividades, contemplando conhecimentos variados, como:

  • Visualização e representação I: técnico, expressivo e digital;
  • Infografia e fundamentos gráficos;
  • Fotografia: técnicas e narrativas visuais;
  • Cor, percepção e tendências;
  • Marketing estratégico;
  • Design de interação;
  • Semiótica aplicada ao design;
  • Imagem 3D;
  • Fluência digital.

Mercado de trabalho na área de design

Dentro da indústria criativa, o profissional dessa área pode direcionar seus conhecimentos e suas atividades para três diferentes universos: design gráfico, digital ou multiplataformas. O designer pode atuar em diferentes áreas, realizando atividades como:

  • Design editorial;
  • Design gráfico;
  • Design digital;
  • Motion design;
  • Animação 3D;
  • Ilustrações;
  • UX/UI design;
  • Design de serviços.

Para cada uma dessas atividades, diferentes competências são exigidas, mas em se tratando do universo visual, é consenso que não há como se manter na profissão sem continuar consumindo informações acerca das novas tendências. Para ter destaque na área, é preciso constante atualização, a fim de oferecer aos clientes conteúdos diversos, alinhados com o que há de diferente e atrativo.

5 tendências percebidas no design

Sabendo da importância de beber em diferentes fontes para enriquecer a bagagem e buscar cada vez mais capacitação para a realização de trabalhos visuais, confira 5 tendências que estão tomando cada vez mais espaço no mercado de design e conquistando o gosto dos consumidores.

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1. Design 3D

Os designs tridimensionais são cada vez mais comuns em sites e redes sociais. Com a criação de tecnologias de criação gráfica, as marcas passaram a valorizar a utilização de formas com volume e textura. Seja em ilustrações, seja por meio do motions design, o 3D é um elemento que consegue se mesclar com diversos outros elementos para enriquecer e criar autenticidade e identidade à marca.

Essa é uma tendência que oferece distinção e mostra o compromisso com formas inovadoras de buscar aproximação com o público de forma efetiva.

2. Ilustrações

As ilustrações têm ganhado força total na hora de se buscar uma comunicação mais amigável. Utilizando as diversas possibilidades e composições que esse tipo de arte proporciona, a tendência é que seja cada vez mais comum o investimento nesse diferencial para compor o universo da marca, criando identificação mas também sendo uma forma de aplicar uma atmosfera mais dinâmica, marcada pela versatilidade.

Mesmo as mais simples ilustrações são capazes de chamar a atenção e entregar a mensagem de maneira mais criativa que a utilização de imagens, por exemplo. Outra utilidade é a comunicação visual, que não precisa de textos longos; a ilustração pode passar a informação de maneira satisfatória quando bem produzida e direcionada.

3. Animações em marcas

É cada vez mais comum encontrarmos marcas que investem na animação de seus logos para os meios digitais. Isso acontece principalmente porque essa é uma aposta para entregar mais personalidade, transmitindo, por meio desse elemento, a dinâmica buscada pela empresa. 

Seja algo mais enérgico, clássico ou tecnológico, é por meio das animações que essa primeira comunicação é feita, ancorada também nos elementos já existentes no universo da marca. Além disso, essa é uma tendência que agrega mais valor que uma simples versão estática, impessoal e sem atratividade.

4. Visualização de dados

Valorizada e impulsionada principalmente por ser um elemento-chave para o UX Design, ou seja, a experiência do usuário, a visualização de dados de forma mais harmônica, clara e agradável tem sido algo altamente utilizado. Com a técnica, o objetivo é entregar ao leitor/consumidor uma forma mais traduzida e visualmente mais fácil de compreender dados e informações.

Ao mostrar os resultados de alto desempenho, por exemplo, os dados são inseridos no universo de identidade da marca e entregues de maneira que os usuários possam compreender aqueles números e entender a relevância da empresa.

5. Utilização de elementos que transmitem nostalgia   

Seja por meio de formas, paleta de cores, fontes ou ilustrações, é cada vez mais comum encontrar marcas que embasam sua identidade visual que remetem a criações clássicas, sem muita intervenção ou poluição visual. 

Com essa técnica, o objetivo é transmitir segurança e tranquilidade, destacando-se entre outras marcas que investem em abordagens cheias de energia, que querem transmitir diversas informações ao mesmo tempo. Conhecida como retrô, mas ligada e criada com uma direção visual mais moderna, essa tendência tem conquistado cada vez mais espaço, principalmente por possuir fácil identificação com o público.

Faça parte da inovação no universo visual

A inventividade e a inovação fazem parte da rotina daqueles que trabalham buscando novas formas de construção visual. O trabalho de um designer vai muito além de cores e formas, é também uma forma de conquistar e se aproximar do seu público alvo por meio das tendências e formas de comunicar a mensagem a ser passada.

Quer saber mais sobre a profissão e o que ela desempenha? Não perca tempo e confira o post “Design, novas mídias e o papel do profissional” para entender e tirar todas as suas dúvidas acerca dessa área criativa.

Design, novas mídias e o papel do profissional

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.