Daniel Brito - Sep 15, 2021

Como saber que está na graduação errada? Ainda dá para mudar

Um medo comum de quem está, pela primeira vez, tendo de lidar com a decisão da graduação ideal é de, por diversos motivos, não se identificar com o curso escolhido. Se isso ocorrer, o primeiro passo é não se desesperar!O processo de mudança é possível e pode ser mais simples do que se imagina. Para você ter a certeza de que esse curso não é mesmo o ideal, entender quais os próximos passos a se tomar e saber como realizar essa transição da melhor forma possível, continue lendo este post!

3 sinais de que você escolheu a graduação errada 

Antes de iniciar todo processo de mudança, é preciso ser clara a sua  incompatibilidade com o curso, e por diversos motivos isso pode acontecer, como falta de conhecimento da profissão, grade curricular insatisfatória ou por ter sido influenciado(a) por fatores externos na hora da escolha. Seja qual for o motivo, o melhor a fazer é entender os sinais de que essa não foi a escolha ideal. São eles:

  1. Você não se sente motivado ou instigado pelo curso; não existe o brilho nos olhos;
  2. Não consegue se imaginar exercendo a profissão nem se agrada com suas áreas de atuação;
  3. Está flertando com outras possibilidades antes mesmo de chegar à conclusão de que escolheu errado.

Esses são indícios notados e citados por aqueles que não querem continuar uma formação que não se adequa ao que se imaginam fazendo ou que não corresponde às suas expectativas. Se identificou? Então é hora de começar a pensar nos próximos passos!

Escolheu o curso errado, e agora?

Se você acha que é uma exceção, não se preocupe: segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), entre 2010 e 2015, 56% dos estudantes brasileiros abandonaram ou mudaram de curso durante a graduação.

Esse número considerável representa estudantes que, por diferentes motivos, não se sentiram realizados ao estudar para aquela profissão. Se você gabaritou os sinais citados no tópico anterior, o primeiro passo é não se desesperar. Apesar de ser algo um pouco difícil de lidar, a mudança pode ser a melhor solução a curto, médio e longo prazo, não só para o seu bem-estar, mas também para o seu crescimento profissional.

Quando frustrados, não conseguimos desenvolver com primor as atividades que nos são solicitadas. É assim que surgem profissionais frustrados. Para evitar esse cenário e se sentir plenamente realizado com a decisão, o melhor a se fazer é analisar as melhores possibilidades de cursos para o seu perfil.

Neste momento, examine com calma, pesquise a fundo, veja a grade curricular e busque conversar com pessoas da área que está sondando, assim, você poderá se sentir mais seguro quanto às possibilidades de trabalho e identificar áreas que podem se encaixar melhor com o seu perfil.

Se for o caso, converse com sua família para explicar a situação e explanar os motivos pelo qual decidiu realizar a troca. E independentemente de qual período você está, não se prenda ao tempo investido. Prolongar esse processo só vai trazer mais desconforto e desestimular você a ser um profissional de excelência.

Leia também:

Baixe agora o ebook sobre "Tutorial de como entender sua vocação!"

Como mudar de curso?

Tomada a decisão, é hora de seguir em frente e ir para a parte burocrática do processo. O ideal é analisar as melhores opções de faculdade, optando por aquela que oferecer maiores recursos para você ter uma experiência positiva e prática, com ensino inovador e reconhecimento por aqueles profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho.

Escolhido o curso de graduação e a instituição de ensino superior que melhor atende às suas necessidades, chegou a hora de entender os métodos para entrar nessa universidade. Há algumas maneiras de ingressar nesse novo curso. Conheça as possibilidades de caminhos a serem trilhados.

Vestibular tradicional

Sendo, ainda, o método mais comum de ingresso, o vestibular tradicional da instituição é a forma de se buscar vaga em um novo curso. A maioria das instituições possui um vestibular com uma prova tradicional e cansativa, que analisa competências que não necessariamente serão utilizadas durante a sua graduação.

Sendo um ponto fora da curva, o vestibular da ESPM é feito 100% online e baseado em duas etapas de avaliação: entrevista com um professor da instituição e a realização de uma redação. Além de mais direcionado, esse é um método revolucionário que possibilita uma avaliação mais direta e assertiva acerca das habilidades e aptidões do estudante que optar por um dos cursos da lista de graduação ESPM.

Ingressar utilizando a nota do ENEM

Muitos estudantes não estão a par, mas é possível ingressar utilizando a nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Grandes instituições realizam esse tipo de processo seletivo. Na ESPM, por exemplo, o estudante pode utilizar a nota alcançada em qualquer um dos anos do exame, com taxa menor de inscrição e seleção semelhante àqueles que prestaram o vestibular da instituição

Para garantir mais chances de ingresso em uma universidade tão concorrida e cobiçada, ainda é possível submeter a inscrição nos dois métodos, duplicando as chances sem, necessariamente, precisar realizar as mesmas etapas de entrevista e redação duas vezes. 

As notas precisam ser superiores a 580 pontos na média geral das áreas de conhecimento da prova; já na redação, é preciso obter 650 pontos. Por não se tratar de valores exorbitantes, essa é uma forma de ter mais chances de ingressar em um dos tão desejados cursos ESPM.

É hora de mudar sem medo!

Viu como os processos não precisam ser difíceis? O importante é analisar com calma suas possibilidades e, então, investir tempo e conhecimento para essa transição. Seja qual for a decisão, é preciso que seja tomada de forma consciente, a fim de que essa nova graduação lhe traga satisfação e que você consiga desempenhar o melhor durante o curso e na profissão.

Não tenha medo de evitar situações que vão lhe deixar infeliz ou insatisfeito. Sua carreira é parte fundamental da vida e vai acompanhar você por anos, assim, busque analisar com calma para escolher a sua vocação.

Baixe agora o ebook sobre "Tutorial de como entender sua vocação!"

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.