Daniel Brito - Sep 10, 2021

Como desenvolver a liderança durante a faculdade

Os cargos mais cobiçados são aqueles que envolvem e necessitam, invariavelmente, de grandes líderes para gerir cada membro da equipe e os processos. Mas você sabia que nem em todo cargo de liderança está, de fato, um líder?Pois é, há uma grande diferença entre ser apenas chefe e estar na média e ser alguém capacitado para estar em cargos que demandam inteligência emocional e gestão. Poucos estão aptos para isso. E você, qual dos dois tipos de profissional pretende ser?

Se a resposta for a primeira opção, pode fechar esta página, você não precisa deste tipo de conteúdo para ser um profissional mediano. Mas se você quer fazer a diferença e se destacar, continue esta leitura e saiba o que é liderança, a definição de líder, a importância de desenvolver trabalhos em grupo e descubra 4 dicas de ouro para conquistar cargos de liderança ainda durante a graduação. Confira.

Diferença entre liderança e ser líder

Estar na liderança não é, necessariamente, estar apto para gerir, mas, sim, que alguém está empossado de um cargo de poder dentro da empresa. Contudo, nem todo chefe é líder. Achou confuso? A gente explica: ser líder envolve muitas questões além do crachá com um cargo; é estar apto para organizar, comandar equipes e tomar decisões visando à melhoria dos resultados.

Cargos de liderança quando nas mãos de chefes e não de líderes podem gerar um resultado inverso ao esperado. Em resumo, um chefe é aquele que:

  • Comanda;
  • Dá ordens;
  • Gera medo;
  • Censura;
  • Desestimula.

Em contrapartida, um líder é aquele responsável por:

  • Estimular a participação do grupo;
  • Integrar as pessoas;
  • Dar sugestões;
  • Reconhecer vitórias;
  • Entender as particularidades;
  • Dar voz aos demais.

Trabalho em equipe

Para algumas pessoas, trabalho em equipe é sinônimo de dor de cabeça, mas quando bem executado, pode ser uma ótima chance de ter os primeiros contatos com a liderança e as responsabilidades trazidas com a colocação.

É nesse tipo de atividade que os estudantes podem entender melhor as dinâmicas e colocar em prática o seu senso de organização, buscando soluções e tentando ouvir os demais para a realização do trabalho. Líderes eficazes são aqueles que conseguem, de forma positiva, integrar o grupo de pessoas em prol de um bom resultado. 

Como conquistar uma liderança?

Sendo uma soft skill decisiva na hora da contratação para cargos importantes e de gestão, a liderança não é, necessariamente, algo nato, mas, sim, pode ser desenvolvida e estimulada por meio de práticas e exercícios. Em algumas universidades com alto padrão, já faz parte da grade curricular matérias e projetos interdisciplinares que buscam potencializar as habilidades relacionadas à comunicação, ao comportamento e à cognição. 

Neles, são desenvolvidas atividades em grupo que podem ajudar na conquista de competências comportamentais ligadas ao pessoal, mas que impactam diretamente o profissional. Entre elas, está a liderança.

A graduação é um momento importante e crucial para esse desenvolvimento, e os trabalhos em grupo podem ser uma excelente oportunidade para isso. Confira, abaixo, quatro dicas essenciais para conquistar a liderança sem forçar a barra com os demais integrantes. Confira!

1. Chame a responsabilidade para você

Em uma atividade em grupo, essa liderança é fundamental para se evitar conflitos e garantir que o trabalho seja feito de maneira satisfatória. É comum que não haja uma votação para eleger isso, mas se for preciso, tome para si essas atividades, assim, você poderá praticar a coordenação de equipes e entender a importância do planejamento e de um acompanhamento.

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2. Saiba organizar e delegar tarefas

Uma das principais funções de um bom líder é conseguir gerir pessoas e organizar as demandas para que todas as atividades sejam feitas da melhor maneira possível, considerando as potencialidades de cada um de acordo com o prazo estipulado.

O planejamento é uma etapa essencial e um divisor de águas para quem quer obter bons resultados. A liderança de um grupo traz, também, responsabilidades como essa, que, apesar de ser um desafio, agrega muito valor para a sua prática. 

3. Saiba ouvir e comunicar-se com os demais

Um bom líder não é só aquele que comanda segundo seus conhecimentos, mas que também sabe ouvir e dar voz aos demais participantes e, assim, fazer com que todos se sintam integrados e parte ativa na equipe. Dessa forma, em conjunto, todos buscarão resultados melhores.

Pratique a sua escuta para compreender as necessidades e estar aberto a sugestões enquanto líder da equipe, mas lembre-se: deve ser algo verdadeiro. Não adianta escutar e não acatar ou não querer entender o que está sendo dito. Se feita de maneira errada, pode vir a se tornar um grande erro na sua gestão.

4. Liderança é prática!

Não espere a oportunidade perfeita para se tornar um líder. Desde a graduação, busque estar a frente de trabalhos e grupos, praticando e desenvolvendo essa soft skill que é tão importante e relevante para o mercado de trabalho. Sem ação, você pode nunca ser notado. 

Mas atenção, são pequenos gestos que fazem de você um líder. Não é preciso arrogância ou ego insuflado para isso. Exerça isso de forma sutil e leve, sem que as outras pessoas se sintam desconfortáveis com a sua coordenação. Lembre-se de que, no ambiente acadêmico, você não é chefe dos demais, assim, cuidado para não parecer autoritário.

Comece agora o caminho para uma carreira de sucesso

Agora que você entende a diferença entre cargo de liderança e ser, de fato, líder, é hora de colocar em prática as dicas para exercitar as suas habilidades e se preparar mesmo durante a graduação para conquistar voos altos durante a construção da sua carreira profissional. Você não precisa e nem deve esperar a chance perfeita para ser reconhecido como líder. Comece, agora, a trabalhar para que todos possam reconhecer essa qualidade em você.

Se sente insegura(o) para construir relações e, consequentemente, chegar à liderança em grupos da universidade? Confira este post e conheça 5 técnicas para ter um bom relacionamento em grupo na faculdade!

5 técnicas para ter um bom  relacionamento em grupo na faculdade

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.