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Como construir um plano de carreira no curso de Administração?

Written by Daniel Brito | Aug 16, 2021 8:03:15 PM

O curso de Administração tem se destacado no mercado, já que o número de empreendedores cresce cada vez mais. Com isso, a busca por se destacar nesse meio é mais que necessária, e construir um plano de carreira é um caminho bastante efetivo. Entender o que quer desde o começo da caminhada e traçar um plano de carreira é estar um passo à frente dos seus concorrentes. O curso de Administração na ESPM deixa o futuro profissional preparado para o mercado e o ajuda a construir um plano de carreira por meio de experiências ofertadas pela universidade e da instrução da sua equipe altamente qualificada. Quer saber mais sobre esse tema? Veja este post!

Como traçar um plano de carreira

Fazer um plano de carreira é fundamental para quem busca uma carreira sólida e bem-sucedida. Um plano de carreira pode ajudar você a definir metas, alcançar alguns objetivos e ter realizações pessoais e profissionais. Ao escolher uma universidade que lhe dê todos os recursos necessários para se qualificar para o mercado de trabalho, é preciso começar a montar o seu plano. Veja algumas dicas que podem facilitar na hora de organizar um plano de carreira:

1.    Avaliação pessoal

Conhecer-se e entender o que realmente almeja e onde quer chegar é imprescindível antes de começar qualquer plano. A sinceridade é um dos aliados nesse momento, uma vez que o plano deve ser traçado diante das necessidades do indivíduo, como o que pode ser melhorado e o que pode ser aproveitado.

2.    Definir objetivos

Depois de uma avaliação pessoal, é hora de definir alguns objetivos para que o plano ocorra de forma efetiva. Ser realista com você mesmo é uma postura que deve ser aplicada durante todo o processo, pois os métodos utilizados para a realização do seu objetivo devem condizer com a sua realidade.

3.    Elaborar estratégias

Perguntar-se diariamente “o que eu posso fazer, hoje, para estar mais próximo do meu objetivo?” pode ajudar na elaboração de algumas estratégias. Com uma boa percepção pessoal e dos objetivos que quer alcançar, fica mais fácil montar estratégias para otimizar o processo.

4.    Inspire-se em exemplos de sucesso

Ter alguém como inspiração é fundamental para acreditar que é possível ter sucesso também. Além disso, conhecer os passos de quem já obteve sucesso e adaptá-los ao seu plano também é válido.

5.    É hora de colocar o seu plano de carreira no papel

É importante ter em mãos o seu plano com os passos detalhados, a fim de ser mais fácil  modificar alguma coisa, se necessário, e se lembrar de cada detalhe. 

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Plano de carreira na administração

Dentro dessa área, existem muitas oportunidades devido ao grande leque de setores que um profissional de administração formado na ESPM está apto a realizar. Nesse contexto, percebe-se que, durante a graduação, é importante se destacar e traçar um plano de carreira. Tendo em vista as dicas citadas, é necessário adaptar o plano para a carreira que se quer seguir, que, nesse caso, é a administração.

O caminho ideal é procurar estágios nas áreas que mais tenha afinidade e aproveitar todas as oportunidades que o estágio proporcionar, a fim de ganhar experiência.

Depois de uma boa caminhada como estagiário, é necessário muito estudo e especializações para que seja possível subir posições dentro de uma organização.

No entanto, se seguir uma carreira corporativa não for o seu desejo, uma das melhores opções é abrir o seu próprio negócio. A formação de um administrador fornece recursos que o capacita para abrir um empreendimento próprio e ser bem-sucedido com essa opção.

O plano de carreira vai depender muito da área de atuação que se deseja seguir, sendo recomendada uma avaliação pessoal para que sejam definidas algumas metas iniciais de atuação e mensuração do objetivo a ser atingido. 

Sobre as áreas de atuação

Para definir o seu plano de carreira, é imprescindível ter conhecimento de todas as possíveis áreas de atuação dentro da administração; veja alguma delas:

  • Administração de operações e produções: leva qualidade e otimiza as produções de uma empresa;
  • Administração financeira: esse segmento lida com a finança da empresa, organizando entradas e saídas, estratégia para o crescimento com os recursos disponíveis;
  • Administração estratégica: lida com o crescimento da empresa, traçando planos de ação para uma melhora no empreendimento;
  • Administrador consultor: analisa processos que já estão em andamento dentro de uma empresa;
  • Logística: trabalha com a logística de uma empresa, a organização e o seu funcionamento efetivo.
  • Administração de recursos humanos: trabalha com contratação, demissão e organização de salários;
  • Marketing: pesquisa de mercado, melhoria nas vendas e ações publicitárias;
  • Relacionamento com os clientes: visa a um bom relacionamento entre a empresa e seus consumidores.

Sabendo das possibilidades de atuação, fica muito mais fácil começar a construção de um plano de carreira. 

Considerações importantes sobre administração

É notório que o mercado de administração tem crescido e que o curso de ensino superior nessa área está presente em grande parte das faculdades do país. Entretanto, o mercado exige profissionais mais qualificados e experientes, o que deixa explícita a importância da escolha da universidade que deseja cursar.


Com uma universidade qualificada, a sua formação no curso de graduação se torna mais efetiva para o mercado de trabalho. Quer se destacar profissionalmente na área de administração? Conheça as etapas de atuação empresarial e a evolução do assistente ao CEO.