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Comportamento do consumidor: como mapear e analisar os hábitos?

Escrito por Giovanna Cunha | 22 de Abril de 2021 11h56min20s Z


Para o sucesso de um negócio, é fundamental compreender quais são os hábitos do público-alvo e qual é a jornada do consumidor até o momento da tomada de decisão de compra. Isso porque, com essas informações, é possível criar estratégias eficientes para lançar um novo produto ou serviço, fazer promoções, abrir uma nova loja, se comunicar com o cliente da melhor forma, entre outras.

O profissional capaz de mapear e analisar o comportamento do consumidor é muito valorizado e requisitado no mercado de trabalho.

Continue a leitura e entenda como praticar uma gestão estratégica de acordo com os dados do comportamento de compra do público-alvo, bem como quais são as tendências para as ciências do consumo. Confira agora!

Como ter uma visão estratégica do comportamento do consumidor

Para obter uma visão estratégica quanto ao comportamento do consumidor, é necessário coletar dados e informações confiáveis sobre o público-alvo. Afinal, sem um material exato, extraído de pesquisas feitas estrategicamente e com segurança, qualquer conclusão sobre a jornada do cliente será um mero palpite.

A fim de obter as informações necessárias, as empresas podem utilizar diversos recursos, alguns deles são:

  • Big data;
  • Google Analytics;
  • Registros da própria empresa;
  • Pesquisas profissionais;
  • Neuromarketing, entre outros.

O bom profissional é o que tem capacidade de interpretar as informações

Entretanto, não basta apenas coletar dados. Para uma gestão estratégica, é essencial que o profissional tenha a capacidade de interpretar as informações e também de enxergar insights importantes para uma tomada de decisão inteligente e assertiva.

O mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados para ver além das informações superficiais, como a faixa etária do público-alvo ou a cidade em que o cliente mora. É preciso realmente entrar na mente do consumidor e entender como ele pensa e se comporta. Logo, é importante compreender os fatores que influenciam o seu comportamento, por exemplo:

  • cultura;
  • classe social;
  • influenciadores;
  • família e amigos;
  • idade e estágio da vida;
  • personalidade;
  • estilo de vida;
  • motivação pessoal;
  • princípios e crenças;
  • experiências anteriores com outras marcas e produtos, etc.

Para uma visão estratégica eficiente, o profissional deve compreender três principais aspectos sobre o comportamento do consumidor: pessoal, cultural e social.

Logo, uma visão e uma gestão estratégica só é possível por meio de coleta de dados confiáveis e qualificação profissional para interpretar as informações e enxergar insights relevantes a fim de definir estratégias e alcançar assim o sucesso do negócio.

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Quais são as tendências para profissionais das ciências do consumo?

As ciências do consumo são o estudo do consumo e do seu impacto na sociedade. Dessa forma, o profissional da área é qualificado para analisar o comportamento humano de acordo com os seus hábitos de compra, além de identificar as tendências de mercado.

Sendo assim, o cientista do consumo conta com um mercado de trabalho amplo, pois pode trabalhar em diversos segmentos, como institutos de pesquisa, agências de marketing digital e até mesmo ONGs. Além disso, o profissional pode atuar na área de pesquisa, gestão e orientação.

A tendência é que essa profissão seja uma das mais requisitadas nos próximos anos, especialmente após as transformações causadas pela pandemia do Covid-19. Afinal, o isolamento social provocou muitas mudanças no comportamento do consumidor e as empresas precisam de profissionais qualificados para mapear e analisar os novos hábitos de compra.

Muitas tendências já viraram realidade, como o uso da inteligência artificial, a personalização da experiência, as compras realizadas totalmente a distância e o apoio ao empreendedor local e às pequenas empresas. Mas, se o que antes era tendência, agora é realidade, quais são as atuais tendências para as ciências do consumo?

De acordo com os relatórios da Think With Google, as principais mudanças que podemos esperar nos hábitos de compra dos brasileiros são:

  • listas e carrinhos de compras compartilhados;
  • consumo mais consciente e menos impulsivo;
  • aumento das compras online;
  • mudanças na logística.

Com as novas tecnologias, as mudanças sociais acontecem cada vez mais rápido. Portanto, os cientistas do consumo devem estar atentos às tendências e se especializar para mapear, analisar e preparar o consumo da melhor forma possível, de acordo com o cenário atual e as previsões futuras.

Como funciona um MBA em Estratégias e Ciências do Consumo

O MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM, no Rio de Janeiro, tem como objetivo preparar o profissional para a gestão estratégica em ciências do consumo. Para isso, o curso promove habilidades de negócios e análises, a fim de capacitar profissionais e empreendedores por meio da compreensão completa dos setores-chave do varejo e consumo.

Além disso, os alunos do curso também desenvolvem competências em áreas como a organização, mapeamento, análise, pensamento crítico e comunicação. Vale ressaltar que para conquistar a certificação da ESPM, o estudante deve explorar os desafios enfrentados na gestão de projetos em ciências do consumo.

Dessa forma, o curso se destina aos profissionais e empreendedores que desejam conquistar as habilidades e  ferramentas necessárias para a atuação nos setores de gestão e varejo, nos principais segmentos de consumo, como o mercado de luxo, o consumo popular, mega eventos, moda e beleza. Sendo assim, o curso é ideal para quem precisa aprender a mapear e analisar os hábitos e práticas de consumo para a tomada de decisão de forma estratégica dentro da empresa.

O MBA em Estratégias e Ciências do Consumo funciona por meio de aulas expositivas e discursivas com utilização de recursos audiovisuais. Durante o curso, são propostas atividades individuais e/ou em pequenos grupos, assim como elaboração de projetos, textos, seminários e estudos de casos-problema para o desenvolvimento prático. O curso também conta com a participação de profissionais dos principais segmentos de consumo contemporâneo.

Logo, agora é possível compreender como desenvolver uma visão estratégica do comportamento do consumidor para melhorar a tomada de decisão da empresa, bem como quais são as tendências na área. Além do mais, também ficou claro como funciona o curso para se especializar e adquirir os conhecimentos de ciências do consumo.

Tem interesse em aprimorar a sua qualificação profissional e aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho? Então, conheça, agora mesmo, o MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM!