Postado por Daniel Brito ● 9 de Setembro de 2019 9h0min0s BRT

Qualificação profissional sem pós-graduação. É possível?

Será que a pós-graduação é a melhor escolha para sua carreira? Por mais que essa formação seja necessária em várias áreas, nem sempre ela é a melhor opção para a qualificação profissional de alguém.

Existem situações nas quais o curso de extensão pode ser muito bem aproveitado. Por isso, é preciso analisar essas variáveis e só tomar sua decisão depois de pesar os prós e contras.

Para ajudar você, falaremos um pouco melhor sobre esse assunto ao longo do texto. Confira!

qualificação profissional

Quando a pós-graduação é uma boa opção?

Neste texto não queremos, de forma alguma, dizer que a pós-graduação não é útil. Na verdade, ela é uma formação importantíssima e responde muito bem ao motivo pelo qual foi criada.

Entretanto, é preciso prestar atenção a um detalhe: a pós-graduação serve para aprofundar os conhecimentos sobre uma área específica dentro de todo o conhecimento que já foi adquirido na graduação.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Ela é usada na qualificação profissional quando você precisa, por exemplo, aprender a trabalhar em um setor no qual seus conhecimentos ainda são um pouco rasos ou quando quer mudar a sua área de atuação.

Quando os cursos de atualização devem ser feitos?

Diferentemente da pós-graduação, os cursos de extensão ajudam o(a) profissional a se destacar na área que ele(a) já atua. Eles servem para atualizar algum conhecimento ou prática que sofreu mudanças nos últimos tempos (é o caso dos advogados trabalhistas depois que houve a reforma no Brasil, por exemplo).

Assim, o(a) profissional desenvolve habilidades e competências complementares aos que já tem, melhorando seu desempenho e favorecendo uma visão mais ampla sobre os trabalhos que são executados.

Desse modo, a qualificação profissional é feita para impulsionar o que a pessoa já faz e não para entrar em alguma área ou fazer a mudança de carreira.

Quais as vantagens dos cursos de curta duração?

Os cursos de curta duração, em especial os de atualização, são  uma alternativa interessante para a qualificação profissional por uma série de motivos. São eles:

  • Essa formação é mais curta, podendo ser realizada entre seis e trinta horas — isso varia de curso para curso;
  • Os cursos de curta duração são mais objetivos e focados na proposta de ensino e nas necessidades dos(as) estudantes;
  • O conhecimento adquirido durante a formação pode ser incorporado na atividade profissional do(a) estudante assim que é aprendido;
  • Essa formação não exige uma agenda muito flexível e pode ser feita por qualquer pessoa;
  • É possível fazer um curso de atualização, sem grande esforço, sempre que novos conhecimentos forem necessários.
    CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Como você pode ver, a qualificação profissional não se restringe apenas à educação clássica (graduação e pós-graduação). O curso de atualização é igualmente interessante e dependendo de como for usado pode, inclusive, gerar um diferencial competitivo para sua carreira.

Quer entender como funcionam essas formações e o que você pode aprender nelas? Então veja nossa página de cursos de atualização!

Pós-Graduação ESPM

 

Tópicos: qualificação profissional, pós graduação

Comentário