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Vendas e relacionamento: talento ou qualificação?

Escrito por Giovanna Cunha | 30 de Março de 2021 19h6min14s Z

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, um bom desempenho em vendas e relacionamento com o cliente não se trata apenas de um talento nato. Ou seja, para ser um bom vendedor e/ou trabalhar na área de gestão de vendas, não é necessário e nem mesmo ter dom para vender.

Portanto, tanto para aqueles que acham que não têm vocação na área quanto para aqueles que demonstram um talento para vendas, o estudo constante e a qualificação profissional são indispensáveis e garantem um excelente desempenho profissional.

Afinal, com os conhecimentos certos é possível desenvolver um bom planejamento de vendas e alcançar resultados cada vez melhores, se destacando no mercado de trabalho e assumindo cargos mais altos e estratégicos.

Sendo assim, entenda por que a qualificação em gestão de vendas e relacionamento é mais importante do que o talento na área, como se capacitar profissionalmente e o que é ensinado em uma pós-graduação em vendas. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas agora!

Por que a qualificação em vendas e relacionamento é mais importante que o talento?

Um profissional pode ser, de forma nata, extremamente extrovertido, simpático, persuasivo e apresentar ainda outras características consideradas importantes para o trabalho com vendas e relacionamento. Logo, esse profissional pode alcançar resultados consideráveis e ser visto como talentoso na área. 

No entanto, se ele não desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades necessários para atender a um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, logo será ultrapassado por um profissional mais qualificado.

Afinal, o conhecimento e a aplicação de conceitos relacionados à estratégia de vendas, gestão, planejamento comercial e marketing de relacionamento, proporcionam excelentes resultados. Tais competências e habilidades só são possíveis por meio de muito estudo e dedicação, de forma que não podem ser vistas como um dom.

Dessa forma, o entendimento de técnicas e métodos inovadores de vendas e relacionamento conquistam resultados melhores do que apenas o talento. Ou seja, a qualificação vale mais do que as características natas.

Além do mais, não é possível comprovar a vocação para vender no currículo. Porém, o certificado de conclusão de uma pós-graduação em vendas comprova e garante um diferencial competitivo do candidato, aumentando as chances de contratação e a possibilidade de assumir cargos mais estratégicos.

Sendo assim, é extremamente importante unir o talento e a qualificação profissional para compreender o mercado e aplicar técnicas mais eficientes e atualizadas. Da mesma forma, o profissional que não acredita ter vocação para vendas, mas se interessa por essa carreira promissora, pode se qualificar e alcançar resultados ainda melhores do que os chamados vendedores natos.

Logo, continue a leitura para saber como se qualificar em gestão de vendas e se destacar no mercado de trabalho.

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Como se qualificar em gestão de vendas?

Para se qualificar em gestão de vendas, o profissional pode contar com um curso de pós-graduação na área, como a Pós-Graduação em Trade Marketing Management. Uma outra excelente opção é o Master, uma categoria de pós-graduação lato sensu que prepara o profissional para a atuação no mercado de trabalho.

Dessa forma, quem deseja desenvolver competências necessárias para uma boa atividade de vendas, negociação e relacionamento, pode se qualificar por meio de uma pós-graduação ou Master da ESPM.

Agora que você já sabe como se qualificar para desenvolver o melhor planejamento de vendas da sua carreira, entenda quais são os conhecimentos e habilidades adquiridos durante uma pós-graduação em vendas para que você alcance o sucesso. Leia até o fim!

O que o profissional aprende em uma pós-graduação em vendas?

Como foi explicado neste post, existem muitos conhecimentos que são necessários para o bom desempenho de um profissional da área de vendas e relacionamento com o cliente. Sendo assim, quanto mais qualificado o profissional é, mais recursos ele tem para lidar com os clientes, criar e executar um bom planejamento de vendas e conseguir melhores resultados.

Portanto, conheça, agora, os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação em gestão de vendas da ESPM. São eles:

  • fundamentos da gestão financeira;
  • pensamento estratégico;
  • gestão da inovação;
  • gestão de marketing;
  • gestão e organização de vendas;
  • finanças aplicadas;
  • gestão do cliente;
  • trade marketing;
  • e-commerce;
  • gestão de canais Omnichannel;
  • gerenciamento por categorias;
  • técnicas de negociação aplicadas a vendas.

Não tem como nascer sabendo tudo isso, não é mesmo? Portanto, mais uma vez, fica claro que a qualificação é mais importante do que o talento. Afinal, habilidades de gestão financeira, marketing estratégico, liderança, CRM, entre outras, exigem estudo e qualificação profissional. Dessa forma, o profissional que conta com esse diferencial se torna mais valioso e atraente para o mercado de trabalho.

Sendo assim, é essencial que o profissional mantenha-se sempre atualizado, estude bastante e se dedique para alcançar os seus objetivos profissionais e construir uma carreira de sucesso.

Logo, com tudo o que foi dito, podemos afirmar que em vendas e relacionamento, a qualificação vale mais do que o talento. Portanto, o profissional que deseja ter sucesso nessa carreira deve se dedicar aos estudos. Sendo assim, uma ótima ideia é investir em uma pós-graduação em vendas para atingir maiores resultados e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Aprimore as suas habilidades de gestão de vendas e conquiste os melhores resultados da sua carreira! Conheça, agora mesmo, a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Trade Marketing da ESPM!