Postado por Giovanna Cunha ● 25 de Março de 2021 13h49min30s BRT

Quais são os tipos de pós-graduação?

Estudante de pós-graduação

Continuar os estudos após a conclusão da graduação é essencial para conquistar maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho e construir uma carreira profissional de sucesso. Porém, existem diversas opções de cursos pós-graduação, como MBA, MBA executivo, mestrado, doutorado, entre outros. Por isso, é importante entender quais são os tipos de pós-graduação para saber qual é a melhor opção para o seu crescimento profissional.

Dessa forma, entenda, agora, qual é a principal diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu e quais são as categorias de cada uma. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas!

A principal diferença entre os tipos de pós-graduação

Existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu, sendo que a principal diferença entre as categorias se deve ao segmento de atuação profissional após a conclusão do curso. Isso porque, a pós-graduação stricto sensu tem foco maior em qualificar profissionais para a carreira acadêmica, enquanto a pós-graduação lato sensu prepara profissionais para o mercado de trabalho.

Dessa forma, os cursos stricto sensu abrangem o mestrado e o doutorado, e os cursos lato sensu englobam os MBAs e as especializações. Entenda a seguir como funciona cada pós-graduação e as suas respectivas categorias!

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

Pós-graduação stricto sensu

O termo stricto sensu tem origem no latim e significa “sentido restrito” ou “sentido limitado”. Portanto, refere-se a um conhecimento restrito a poucas pessoas, exigindo muito estudo e preparação daqueles que vão conquistar o direito de serem chamados de mestres ou doutores. Portanto, para realizar um curso de mestrado ou doutorado, o candidato deve ser aprovado por um processo seletivo rigoroso e atender a algumas exigências descritas em edital.

Após a conclusão do curso, que pode durar entre 2 e 5 anos, o aluno recebe um diploma e pode atuar na pesquisa e/ou na docência. Entretanto, a carreira acadêmica não é o único caminho para quem faz uma pós-graduação stricto sensu, como já foi explicado neste post.

Sendo assim, saiba mais sobre as duas categorias desse tipo de pós-graduação: mestrado e doutorado.

Mestrado

O mestrado tem duração média de dois anos e exige do aluno a apresentação de uma dissertação (tese) para a conclusão do curso. Com o diploma e título de mestre, o profissional é qualificado para atuar como pesquisador e/ou professor da educação superior.

Mestrado Profissional

Enquanto o mestrado acadêmico visa preparar um pesquisador e/ou professor, o mestrado profissional tem o objetivo de ensinar técnicas voltadas para o melhor desempenho do mestrando no mercado de trabalho.

Doutorado

Com duração média de quatro a cinco anos, o doutorado exige do aluno uma pesquisa que apresenta maior profundidade do que a dissertação do mestrado. Afinal, para conquistar o diploma e título de doutor, o doutorando deve elaborar uma tese com um ponto de vista ou uma teoria inédita.

Assim como no mestrado, o doutorado capacita o profissional para atuar como pesquisador ou professor de universidades.

Pós-graduação lato sensu

A expressão lato sensu vem do latim e significa “sentido amplo”. Logo, os cursos são mais amplos e de menor duração, além de serem de mais fácil acesso, uma vez que não exigem que o profissional interessado seja aprovado em um processo seletivo rigoroso. Sendo assim, os cursos têm duração mínima de 360 horas e, diferente da pós-graduação stricto sensu, os alunos recebem um certificado de conclusão ao invés de um diploma.

Os cursos de pós-graduação lato sensu têm como objetivo aprimorar os conhecimentos profissionais em uma área específica, garantindo ao pós-graduado melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Portanto, conheça, agora, as diferentes possibilidades de cursos de pós-graduação lato sensu. Confira!

Certificate

Os cursos de pós-graduação Certificate são ideais para recém-graduados no início de carreira. Afinal, essa categoria fornece conhecimentos e habilidades que possibilitam um desenvolvimento mais ágil e certeiro no começo da jornada profissional.

Sendo assim, os cursos Certificate priorizam conhecimentos sobre temas, conceitos e ferramentas de trabalho com foco em acelerar e otimizar o ingresso no mercado, assim como aperfeiçoar o desenvolvimento da carreira dos pós-graduandos.

Especialização

Os cursos de especialização são excelentes para os profissionais que querem atualizar os seus conhecimentos e aprimorar as suas habilidades em uma área específica de atuação. Portanto, o certificado de especialista é um destaque no currículo e permite que o profissional assuma maiores e melhores cargos.

Além disso, a especialização também é uma ótima ideia para quem deseja mudar de carreira, pois não existe a necessidade de o curso estar relacionado com a formação do profissional.

MBA

MBA é a sigla de Master In Business Administration. Portanto, refere-se a uma especialização na área gerencial e/ou administrativa. Logo, é uma pós-graduação ideal para empreendedores e/ou profissionais que atuam no mundo corporativo e pretendem ocupar cargos de liderança em uma empresa.

Vale ressaltar que os profissionais que atuam na área de negócios e gestão empresarial se beneficiam do MBA de diversas formas, inclusive com a ampliação de networking.

MBA Executivo

O MBA Executivo é uma pós-graduação voltada para profissionais que já têm alguma experiência gerencial em suas áreas de atuação. Portanto, a metodologia do curso costuma ser mais prática e atrelada às experiências profissionais dos pós-graduandos, ao invés de tratar a gestão apenas como ciência.

Sendo assim, o MBA Executivo costuma ser indicado para profissionais que já atuam há aproximadamente dez anos na área de gestão e querem compartilhar experiências, ampliar e aprofundar os seus conhecimentos e, principalmente, se atualizar para as novas demandas do mercado.

Master

O Master é uma variação do MBA, porém, sem o foco na área gerencial e/ou administrativa. Ou seja, a pós-graduação Master segue a mesma linha do MBA, mas os cursos abrangem diversas áreas além da gestão empresarial.

Logo, o Master é uma excelente opção para quem quer incrementar o currículo e se destacar no mercado de trabalho em qualquer área de atuação.

Dessa forma, está claro quais são os tipos de pós-graduação e as diferentes categorias disponíveis, assim como quais são as diferenças e as oportunidades de carreira de cada opção. Portanto, agora você já pode escolher qual é a pós-graduação ideal para alcançar os seus objetivos profissionais.

Ficou interessado e quer se destacar no mercado de trabalho? Então, conheça agora mesmo as opções de pós-graduação da ESPM!

Quero conhecer as pós-graduações da ESPM!

Tópicos: MBA/Master, MBA Executivo, Especialização, pós graduação, Strictu Sensu, Lato Sensu

Comentário