Postado por Giovanna Cunha ● 16 de Março de 2021 17h57min15s BRT

Empreendedorismo digital: tendência ou realidade?

Jovens sentados em uma mesa de café com laptops: um símbolo do empreendedorismo digital
Cada vez mais e mais pessoas têm acesso à internet e novas tecnologias não param de surgir. Dessa forma, o comportamento do consumidor se modificou junto com o mundo fazendo com que o empreendedorismo digital, que antes era uma forte tendência, hoje seja uma realidade.

Portanto, investir em negócios digitais pode ser a solução para construir um empreendimento lucrativo e alcançar o sucesso. Sendo assim, entenda por que o empreendedorismo digital já é uma realidade no Brasil, quais são as oportunidades e os desafios na área e como se preparar para trabalhar na internet e ser bem-sucedido. Leia este texto até o fim e encontre todas as respostas que procura!

Por que o empreendedorismo digital já é uma realidade no Brasil?

Cada vez mais a internet se torna um recurso acessível a todos e novos dispositivos eletrônicos e aplicativos permitem que as pessoas façam compras online a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para citar exemplos de empreendimentos digitais de muito sucesso no Brasil, temos diversos unicórnios brasileiros que atuam no ambiente virtual e fazem parte do nosso dia a dia, como Nubank, iFood, 99, PagSeguro, Loggi, MadeiraMadeira, Quinto Andar e muitas outras! É difícil imaginar a nossa vida sem os serviços de algumas dessas empresas digitais, não é mesmo?

Além disso, a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020 mostra que 62% dos empreendedores digitais entrevistados usam o seu empreendimento como uma opção de renda extra. No entanto, quase metade dos entrevistados que empreendem online há mais de 1 ano já transformaram o seu negócio digital na sua principal fonte de renda. Logo, está claro que o sucesso do empreendedorismo digital já é uma realidade no Brasil.

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

Por que o empreendedorismo digital também é uma tendência?

Apesar de todos os fatos que comprovam que o empreendedorismo digital deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade, é importante também levar em consideração que dentro do mercado virtual surgem novas tecnologias praticamente a cada dia, que causam mudanças no comportamento do consumidor e geram novas tendências na área.

Afinal, ainda de acordo com a pesquisa citada acima, 54% dos empreendedores entrevistados haviam começado seus negócios digitais há menos de 1 ano. Dentre eles, 23% haviam iniciado há menos de 3 meses. Logo, esse resultado demonstra que o empreendedorismo continuará sendo uma forte tendência, ainda que já tenha se tornado realidade.

Portanto, para trabalhar na internet e ter sucesso, é essencial desenvolver as competências certas e se destacar por meio da inovação, de um modelo de negócio atualizado e de uma metodologia eficiente. Não é por acaso que muitos profissionais buscam se qualificar com uma Pós-Graduação em Negócios Inovadores: ideias em ação.

Sendo assim, conheça as oportunidades e os desafios dos negócios digitais e saiba como se preparar para eles. Continue a leitura!

Quais são as oportunidades e os desafios dos negócios digitais?

Antes de empreender no mundo online é necessário compreender o que o ambiente digital reserva para os empreendedores. Por isso, listamos algumas das oportunidades e dos desafios que o seu negócio vai encontrar pelo caminho.

Algumas oportunidades são:

  • baixo investimento inicial;
  • horários flexíveis;
  • alto potencial lucrativo;
  • fácil acesso ao público-alvo;
  • possibilidade de vender para o país inteiro.

Por sua vez, alguns dos desafios são:

  • falta de conhecimento para construir um modelo de negócios eficiente no meio digital;
  • dificuldade com o gerenciamento de tempo;
  • grande concorrência;
  • falta de conhecimento em marketing digital.

Além dos itens citados, vale ressaltar que a necessidade de inovação nesse mercado é uma oportunidade e também um desafio. Afinal, um empreendimento inovador pode ser muito lucrativo, porém, é um desafio se manter atualizado para acompanhar as tendências do mercado e ser capaz de inovar.

Dessa forma, saiba, agora, como desenvolver as competências certas para aproveitar as oportunidades e superar os desafios dos negócios digitais.

Como desenvolver as competências certas para trabalhar na internet?

Para Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, a transição das lojas físicas para a internet foi um dos maiores desafios da empresa. Afinal, enfrentar o mundo online, descobrir como ele funciona e construir uma plataforma de e-commerce confiável não é uma tarefa simples.

Portanto, é fundamental que o empreendedor estude sobre o mercado e se prepare para conseguir alcançar o sucesso no empreendedorismo digital. Pois, para se destacar no mundo virtual e sair na frente dos muitos concorrentes, é necessário compreender sobre o ecossistema de inovação, marketing digital, o processo de ideação, conexão, capacitação e investimento, entre outros.

Sendo assim, para desenvolver as competências certas para trabalhar na internet, é extremamente recomendado a realização de um curso de atualização profissional com foco em capacitar empreendedores que querem tirar suas ideias do papel e executar um modelo de negócio adequado para o empreendedorismo digital.

Não é sem motivo que, segundo a pesquisa já citada, 55% dos empreendedores digitais utilizam cursos online com o objetivo de buscar informações úteis para o êxito do negócio. Sabendo disso, a ESPM oferece um curso com aulas online para empreendedores, profissionais, startups em estágio inicial, empresas, parceiros, investidores e mentores que desejam desenvolver as competências necessárias para investir em negócios digitais.

O objetivo do curso da ESPM é transformar ideias em performance, competências e mindset. Por isso, o curso ensina sobre ideação, validação, produto, growth, gestão e estratégia. Tudo o que você precisa saber para tirar a sua ideia do papel, como questões de investimento/financiamento e busca de capital em rodadas de negócios.

Logo, o empreendedorismo digital já é uma realidade no Brasil e oferece excelentes oportunidades para os empreendedores, assim como desafios que podem ser superados com uma boa preparação por meio de um curso na área, permitindo que o empreendedor se destaque, inove e obtenha sucesso.

Quer se destacar no mercado e empreender em um negócio digital inovador e lucrativo? Então, conheça, agora mesmo, o Master Empreendedorismo em Negócios Digitais da ESPM!

Quero conhecer esse mestrado!

Tópicos: empreendedorismo digital

Comentário