Postado por Giovanna Cunha ● 9 de Março de 2021 17h27min21s BRT

Vai assumir a liderança? Conheça a gestão estratégica de negócios!

Profissionais de Gestão estratégica de negócios reunidos durante uma apresentação

Com as mudanças constantes no mundo, na sociedade e no comportamento do consumidor, o mercado se torna cada vez mais competitivo. Por isso, as empresas precisam de líderes eficientes que saibam traçar e executar estratégias para atingir bons resultados.

Sendo assim, o profissional com conhecimento em gestão estratégica de negócios se destaca no mercado de trabalho e conta com um futuro promissor, uma vez que é capaz de assumir cargos de liderança e contribuir para o sucesso da empresa.

Portanto, entenda o que é gestão estratégica e qual é a importância desse conceito para o bom desempenho de uma empresa, assim como por que investir em uma pós-graduação na área é fundamental para assumir a liderança nos negócios, aumentar as suas oportunidades e o seu reconhecimento no mercado de trabalho. Confira agora!

O que é gestão estratégica?

A gestão estratégica de negócios corresponde ao gerenciamento de todos os recursos (financeiro, humano, tecnológico, etc.) de uma organização para alcançar os objetivos e as metas traçadas para o sucesso do negócio. Ou seja, é uma forma de gerir toda uma empresa para executar os planos estratégicos definidos.

Portanto, vale ressaltar que a gestão estratégica não é o mesmo que planejamento estratégico. Isso porque, o planejamento corresponde ao plano em que são definidas as estratégias, enquanto a gestão refere-se à execução desse plano. Sendo assim, a gestão estratégica de negócios é a fase de implementação, análise, monitoramento e reajuste do planejamento estratégico. Dessa forma, é fundamental um profissional capacitado para liderar essa fase tão importante do funcionamento de um negócio.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Empreendedorismo digital: tendência ou realidade?

Vendas e relacionamento: talento ou qualificação?

Logo, com um líder qualificado para atuar de acordo com os conceitos de uma gestão estratégica, a empresa consegue definir seus objetivos, analisar o ambiente competitivo e da instituição, identificar oportunidades e ameaças e, de fato, implementar e acompanhar a estratégia definida para atingir as metas do negócio.

Qual é a importância da gestão estratégica de negócios?

No artigo Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte fica clara a relevância de uma liderança que atua com base em uma gestão estratégica. Afinal, o estudo constatou que empresários e empreendedores de pequenas e médias empresas do Estado de Sergipe possuem clareza do caminho que querem seguir, porém, o percorrem de maneira assistemática e sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. 

Dessa forma, as informações sobre o ambiente são escassas e os gestores só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Ou seja, ainda que os empresários e empreendedores saibam o que almejam, eles têm dificuldades para alcançar os resultados esperados simplesmente pela falta de uma execução inteligente.

Portanto, a gestão estratégica é muito importante para o sucesso de um negócio. Pois, é por meio desse recurso que a organização formula e implementa ações para alcançar objetivos e se diferenciar no mercado, evitando ameaças e aproveitando ou criando oportunidades. Sendo assim, o profissional qualificado para assumir cargos de gestão de forma estratégica tem um futuro bastante promissor, pois é essencial para o bom funcionamento e o êxito de qualquer negócio.

Agora que está esclarecido o que é gestão estratégica e a importância de um gestor com conhecimento na área para o sucesso de uma empresa, entenda por que é uma excelente ideia investir em uma pós-graduação em Gestão Empresarial para assumir com eficiência a liderança e ganhar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Continue a leitura!

Por que investir em uma pós-graduação em gestão para assumir a liderança?

Como foi explicado neste post, uma gestão estratégica é fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado. Logo, cada vez mais as organizações buscam por profissionais qualificados para assumir cargos de liderança com eficiência e capacidade para agir de forma estratégica.

Sendo assim, investir em uma pós-graduação em Liderança e Estratégia Organizacional é uma excelente ideia para a sua carreira. Afinal, é necessário se qualificar para conseguir uma rápida inserção no mercado de trabalho, trazer bons resultados para a empresa, conquistar a tão sonhada promoção ou, até mesmo, para não ser substituído por um outro profissional mais atualizado.

Além disso, o especialista na área ainda pode ser contratado para oferecer consultoria empresarial. Afinal, os conhecimentos conquistados ao longo da pós-graduação são extremamente relevantes para qualquer empresa e é comum a necessidade de uma consultoria com os profissionais da área para resolver problemas e/ou aproveitar oportunidades nos negócios.

Assumir a liderança de uma empresa é uma grande responsabilidade e requer conhecimentos aprofundados de gestão para alcançar os resultados esperados. Dessa forma, quem se prepara para atuar nessa área conta com um futuro promissor em cargos de liderança empresarial.

Como funciona a pós-graduação em Gestão Empresarial?

Sabendo da relevância e do futuro promissor dos profissionais da área, a ESPM oferece um curso de pós-graduação em Gestão Empresarial com o objetivo de capacitar os profissionais para a utilização de práticas contemporâneas de gestão com o intuito de maximizar os resultados organizacionais. Logo, o curso qualifica os participantes para atuarem em cargos de liderança como gestores ou empreendedores, nos diversos tipos de organizações. 

O curso da ESPM prepara os profissionais para atuarem com competência técnica, inovação, visão estratégica e ética. Para isso, o programa aborda os principais conteúdos das Áreas Funcionais da Administração e as mais modernas Ferramentas de Gestão Empresarial.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Dessa forma, é possível compreender o que é gestão estratégica de negócios e qual é a importância desse recurso para o sucesso de uma empresa e para o trabalho eficiente por parte dos gestores. Sendo assim, contar com uma pós-graduação na área pode ser a chave para conquistar o reconhecimento profissional e um diferencial competitivo no mercado de trabalho, assim como para assumir cargos de liderança e trazer bons resultados para a empresa.

Prepare-se para assumir a liderança e alcançar excelentes resultados! Conheça, agora mesmo, a pós-graduação em Gestão Empresarial da ESPM.

Quero conhecer esta pós!

Tópicos: Gestão Empresarial

Comentário