Postado por Giovanna Cunha ● 30 de Setembro de 2019 9h0min0s BRT

Pós stricto sensu: pesquisa e docência não são os únicos caminhos

A famosa pós-graduação stricto sensu,  que oferece cursos de mestrado e doutorado, é comumente associada à carreira acadêmica. Isso acontece porque essa formação envolve muito conhecimento científico e habilita o profissional para lecionar em cursos de nível superior, bem como orientar pesquisas e trabalhar como pesquisador.

Entretanto, esse não é o único caminho que pode ser seguido pelos(as) pós-graduandos(as). Essa formação abre várias oportunidades no mercado de trabalho, podendo até ser um diferencial para conseguir salários maiores.

A seguir falaremos de algumas áreas em que você pode trabalhar após concluir uma pós-graduação stricto sensu. Confira!

stricto sensu pós graduação

Cargos de gestão e supervisão

Quem faz uma pesquisa de mestrado ou doutorado que cause impacto no mercado tem a oportunidade de ser recrutado pelas empresas para assumir posições de destaque dentro de importantes equipes.

Normalmente isso está relacionado a cargos de gestão e supervisão. O(a) mestre(a) ou doutor(a) entra nas companhias para assumir projetos, orientar colaboradores e apresentar resultados.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Ele(a) é visto(a) como alguém que tem pleno domínio sobre o trabalho, sabe analisar contextos e consegue aproveitar as oportunidades quando aparecem.

Consultoria

Na área de consultoria, o(a) pós-graduado(a) também tem um lugar de destaque. Como ele(a) entende de metodologia científica, sabe analisar dados e consegue correlacionar informações, essa é uma área de destaque.

Esse(a) profissional pode analisar as informações levantadas pelas empresas, relacioná-las com seu conhecimento e produção científica e apontar tendências, riscos e oportunidades de crescimento em diversas áreas — isso depende, é claro, de qual área foi o mestrado e doutorado.

O serviço de consultoria oferecido por mestres(as) e doutores(as) é especialmente importante para empresas que têm uma cultura de coleta de dados. Em outras palavras, empresas mais modernas ou com foco em tecnologia.

Pesquisa nas empresas

Outra área muito relevante para quem concluiu sua pós-graduação stricto sensu é a pesquisa. Só que não estamos falando da pesquisa acadêmica, mas sim aquela realizada dentro das empresas.

Graças ao conhecimento adquirido durante a formação, esse(a) profissional é uma referência quando o assunto é trabalho com dados. Assim, ele(a) pode encabeçar as equipes que criam produtos, fazem pesquisas de satisfação ou avaliam o mercado.

Além de propor ideias, o(a) mestre(a) e o(a) doutor(a) direcionam a pesquisa, ajudam a construir uma metodologia e fazem a validação dos projetos, garantindo que nenhuma informação está enviesada.

Viu? A pós-graduação stricto sensu também pode abrir as portas do mercado de trabalho para você. Sabendo usar o título corretamente é possível ingressar em boas empresas, assumir posições de relevância ou prestar serviço de forma autônoma, mas sempre sendo bem remunerado(a).

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Se você gostou dessas possibilidades, queremos lhe convidar para conhecer a página do nosso mestrado e do nosso doutorado. Temos certeza que alguma dessas opções combina com seu perfil!

Pós-Graduação ESPM

Tópicos: pós graduação

Comentário