Postado por Giovanna Cunha ● 6 de Abril de 2021 19h49min0s BRT

Quando optar por uma pós-graduação EAD?

Estudante de Pós-graduação EAD

O ensino a distância é uma opção cada vez mais atraente na hora de se buscar uma especialização profissional. Por isso, é comum se questionar sobre quando optar por uma pós-graduação EAD ao invés da modalidade presencial.

Quem se informa e entende todas as vantagens de uma pós-graduação online pode se surpreender! Afinal, investir no ensino a distância pode ser a melhor opção para se especializar e crescer profissionalmente no mercado de trabalho da atualidade.

Sendo assim, leia este texto até o final e entenda quando e por que você deve optar por uma pós-graduação a distância para alcançar o seu sucesso profissional. Confira agora!

O ensino EAD desenvolve habilidades valorizadas pelo mercado

O mercado de trabalho contemporâneo exige diversas habilidades que são desenvolvidas e reforçadas ao longo de uma pós-graduação online. Por isso, se você quer se destacar profissionalmente e busca por competitividade no mercado de trabalho, apostar em uma pós EAD pode ser a solução.

Com a metodologia de um ensino a distância, o estudante precisa assumir um compromisso com os estudos e desenvolver diversas habilidades para atingir um bom desempenho na pós-graduação EAD, como:

  • autodisciplina;
  • organização;
  • gestão do tempo;
  • proatividade;
  • autonomia;
  • familiaridade com o digital;
  • facilidade com o home office;
  • iniciativa para aprender, entre outras.

Dessa forma, o aluno de uma pós-graduação a distância desenvolve habilidades cada vez mais requisitadas pelos recrutadores do mercado de trabalho atual. Logo, o profissional que se especializa por meio de uma pós EAD se destaca e conquista uma rápida inserção no mercado ou uma promoção na empresa em que já atua, uma vez que possui competências importantes para o sucesso.

Por isso, se você quer desenvolver habilidades desejadas pelo mercado de trabalho da atualidade, a fim de construir uma carreira profissional de sucesso, investir em uma pós-graduação EAD é uma ótima ideia.

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

A pós-graduação EAD é ideal para quem precisa de mais flexibilidade de horário

Se você possui uma rotina atribulada, uma agenda lotada de compromissos, enfrenta o desafio de conciliar várias atividades ao longo do dia ou, até mesmo, precisa viajar com certa frequência, uma pós EAD pode ser a opção ideal para a sua especialização profissional.

Afinal, essa modalidade de ensino permite que o aluno crie a sua própria rotina de estudos. Isso porque os conteúdos ficam disponíveis em uma plataforma online e podem ser acessados pelo aluno a qualquer momento e em qualquer lugar, logo, o profissional pode escolher os melhores dias e horários para estudar. 

Além disso, o estudante não precisa encaixar em sua rotina — que já é atribulada — o tempo de deslocamento até a universidade. Vale ressaltarmos que essa vantagem também proporciona a oportunidade de o profissional realizar um curso de pós-graduação que não existe na sua localidade, ampliando as suas possibilidades de formação profissional.

Porém, é importante enfatizarmos que essa flexibilidade de horário exige bastante disciplina, organização e motivação pessoal, entre outras competências. Para alguns, isso pode ser um problema, mas como dito no tópico anterior, quando essas habilidades são desenvolvidas e reforçadas ao longo da pós-graduação, elas se tornam um grande diferencial do profissional formado em um curso a distância.

É também importante ressaltar que existem aulas ao vivo que possibilitam a interação síncrona entre alunos e professores, sendo necessário que o estudante se programe para acompanhar essas aulas, uma vez que isso enriquece o aprendizado do aluno.

Portanto, um dos principais motivos para escolher uma pós EAD é a maior flexibilidade de horário e até mesmo de localização que a modalidade oferece aos estudantes. Você quer crescer profissionalmente, mas os seus dias são cheios de compromissos e você tem medo de não conseguir conciliar o trabalho com os estudos? Então, chegou a hora de optar por uma pós-graduação EAD.

A pós-graduação online não é vista pelo mercado como mais fácil ou menos exigente

As vantagens de um curso a distância vão muito além da flexibilidade de horário e da amplitude geográfica, podendo ser a melhor opção mesmo para quem não precisa de liberdade na agenda ou de facilidade na locomoção. Afinal, em um mundo cada vez mais digital, aqueles que se adaptam às mudanças e aproveitam as oportunidades se destacam e saem na frente.

De acordo com o estudo A evolução do EAD no ensino superior e suas tendências na educação brasileira, um curso EAD é muito mais complexo do que um curso presencial. Isso acontece porque a educação a distância explora certas técnicas de ensino, como hipermídias, redes interativas de comunicação e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura. Por isso, é incentivado o novo estilo de pedagogia, favorecendo, ao mesmo tempo, as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede.

Ainda segundo o estudo citado, vale a pena estudar a distância, pois essa modalidade de ensino promete quebrar as barreiras de uma educação formal e incorporar inovações tecnológicas em suas práticas pedagógicas. Por isso, a educação a distância no Brasil está em constante crescimento e evolui cada dia mais com o uso e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Logo, uma pós-graduação online oferece uma metodologia de ensino atual que dialoga com o nosso mundo contemporâneo, otimizando o aprendizado e desenvolvendo competências necessárias para o século XXI.

Além do mais, engana-se quem acredita que um curso a distância se limita a videoaulas, pois, além do acesso às aulas, o estudante também encontra um material didático rico, uma biblioteca digital, um tutor EAD que acompanha o aluno ao longo do seu aprendizado e muitos outros recursos tecnológicos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.

Dessa forma, a pós-graduação a distância é ideal para acompanhar as transformações digitais e aproveitar as novas oportunidades do mercado de trabalho. Sendo assim, se você deseja se atualizar profissionalmente para se destacar no mercado do mundo contemporâneo, este é o momento de apostar em uma pós EAD.

Por fim, está claro que devem optar por uma pós-graduação EAD os profissionais que necessitam de flexibilidade de horário (ainda que exista a necessidade de reservar um horário na agenda para as aulas ao vivo) e liberdade geográfica, assim como aqueles que desejam um ensino moderno e de qualidade por meio do uso de novas tecnologias, sendo capaz de atender às demandas do mercado de trabalho do século XXI.

Destaque-se no mercado de trabalho e construa a carreira de sucesso que você sempre sonhou! Conheça, agora mesmo, as opções de pós-graduação EAD da ESPM.

Quero conhecer as opções de Pós EAD!

Comentário