Amanda Santana - Sep 20, 2021

Quais são os mitos e as verdades sobre o curso de Design?

Uma vez que algumas dúvidas ainda surgem sobre a graduação e a atuação do profissional formado em Design, confira, neste post, tudo sobre o curso de design, além de descobrir três mitos e duas verdades que você precisa saber antes de considerar ou não essa graduação. Veja!

Como é a graduação em design

Na graduação ESPM, o curso de Design é estruturado visando não só à parte de execução da profissão, mas também a importância da criação de estratégias. A grade curricular foi pensada para que o profissional possa desenvolver uma visão crítica acerca do mundo a sua volta, utilizando o Marketing dentro da área para otimizar e ampliar as possibilidades de atuação criativa.

Ao longo de quatro anos, o estudante é exposto às mais diferentes demandas e problemas para que sejam construídas soluções criativas e inovadoras, bem como instigar o melhor dos estudantes por meio da prática e da colaboração.

Perfil do estudante de design

O estudante que opta por cursar Design na ESPM possui características fortes no seu perfil e que fazem toda a diferença na hora de absorver os conhecimentos da área, como:

  • Ser inquieto;
  • Demonstrar curiosidade;
  • Ter gosto por artes visuais e gráficas;
  • Possuir um olhar observador;
  • Ser original;
  • Gostar de pesquisar e entender referências.

Mitos e verdades sobre o curso

É comum que, com o passar do tempo, algumas dúvidas surjam sobre o que é verdade ou não acerca da graduação. Cientes disso, separamos alguns mitos para esclarecer e verdades para confirmar. Confira!

A profissão possui baixa empregabilidade

MITO. Alunos que carregam no currículo o peso de uma instituição de qualidade como a ESPM possuem 88% de absorção imediata no mercado de trabalho. Ou seja, grande parte dos estudantes já saem da instituição com oportunidades concretas de emprego.

Isso acontece por conta da grade curricular voltada para o ensino mais prático, professores altamente capacitados e com vivência de mercado, além de toda infraestrutura para possibilitar que os seus estudantes recebam aulas em ambientes com o que há de mais tecnológico na área de formação. 

As empresas e agências buscam profissionais que pensam fora da caixa e possuem DNA Inovador, por isso, é essencial uma formação que possibilite diferenciais e conhecimentos que agreguem e enriqueçam o potencial da equipe como um todo.

Leia também:

Baixe agora o ebook sobre "Tutorial de como entender sua vocação!"

É possível trabalhar ainda na graduação

VERDADE. Um dos principais benefícios da área é possibilitar que, mesmo durante a graduação, o estudante já possa praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os alunos de Design da ESPM, por exemplo, são incentivados a participar da Agência Experimental da própria instituição para aprimorar seus conhecimentos e vivenciar realidades do mercado de trabalho.

Assim, o aluno é levado a criar um olhar mais apurado para as necessidades da área, aperfeiçoando seu trabalho e agregando ainda mais valor à sua prática. Dessa forma, ainda enquanto estudante, pode adquirir experiência e bagagem, quesitos valorizados na hora de estar em evidência para o mercado de trabalho.

Para ingressar no curso, precisa ser criativo

MITO. Essa é uma das inverdades mais comuns para quem está pesquisando sobre o universo das profissões que envolvem criatividade e inovação. Apesar do que se pensa, a criatividade não é simplesmente algo nato, mas sim uma característica que pode ser desenvolvida e otimizada.

Por meio de técnicas e práticas, o estudante pode começar a encontrar formas que melhor funcionem para possibilitar que a criatividade faça parte da sua prática. Em instituições de qualidade como a ESPM, é criado um ambiente que possibilita o desenvolvimento dessa soft skill tão bem vista no mercado de trabalho.

O designer não pode se acomodar: é preciso estudo constante

VERDADE. Um bom designer é aquele com uma rica bagagem cultural, atendo às mais diversas tendências de mercado e com fôlego para continuar estudando diferentes técnicas e abordagens para aperfeiçoar cada vez mais o seu trabalho.

Dessa forma, o profissional amplia suas possibilidades, qualifica seu trabalho e se destaca entre tantos por seu DNA inovador e diferente do lugar comum em que muitos designers permanecem por estarem avessos aos estudos de técnicas, métodos, ferramentas e comportamentos sociais. 

O diploma na graduação não encerra o ciclo de aprendizados adquiridos nos livros. Essa é uma prática para ser mantida durante toda a vida.

Design: desenho é um talento imprescindível

MITO! Apesar de ser uma característica útil, a profissão não depende de desenhos feitos à mão livre. Para superar esse mito, já existem diversos mecanismos e ferramentas tecnológicas para diminuir cada vez mais essa “obrigatoriedade”. Assim, o estudante pode ingressar e encontrar formas de exercer a profissão sem, necessariamente, ser um mestre na arte do desenho. 

Além disso, há outras formas de desempenhar funções dentro do design que vão além da parte de execução de artes, mas que envolvem planejamento, direcionamento, análise e gestão de áreas do marketing e comunicação de uma empresa. 

Agora que você conhece, venha fazer parte!

Viu só quantos benefícios e possibilidades a faculdade de Design pode proporcionar? A carreira além de sólida é uma das melhores para o profissional que quer se manter em constante movimento e não quer, necessariamente, estar atendendo somente a um chefe. 

Com olhar inovador e os conhecimentos adquiridos de Marketing, o profissional com DNA ESPM pode, facilmente, construir sua própria empresa e buscar direcionar o seu trabalho ao tipo de produção que mais lhe agrada, aderindo às tendências que mais se adequam ao seu perfil criativo e à identidade dos seus clientes.

Por falar nisso, que tal conhecer o que está em voga atualmente? Confira o post “5 novas tendências de mercado de Design” e fique por dentro do que está sendo criado e replicado neste universo criativo.

5 novas tendências no mercado de design

Escrito por Amanda Santana

Designer e pós-graduanda em Master em Marketing e Comunicação Digital pela ESPM.