Daniel Brito - Jul 27, 2021

Tudo sobre a graduação em Sistemas de Informação (TECH)

Não há como imaginar um mundo sem tecnologia. Atualmente, todas as áreas que conhecemos fazem uso de tecnologia, mesmo que de diferentes modos. À nossa volta, o mundo caminha para um cenário cada vez mais TECH, e por trás de tudo isso há profissionais empenhados e incansáveis para desenvolver ferramentas, analisar dados e cuidar da segurança dos mesmos.Estamos falando do analista de sistema, cada vez mais requisitado em todo o mundo. Há muito tempo esse profissional carrega o estereótipo do que conhecemos como “nerd”, mas chegou a hora de apagar essa imagem e entender como a sua área é uma das áreas mais promissoras e interessantes quando o assunto é tecnologia.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre a graduação, o mercado de trabalho e as áreas de atuação para o profissional formado em graduação TECH!

Como é o curso de Sistemas de Informação (TECH)?

Quem faz a graduação em TECH possui formação para ser reconhecido como analista de sistemas, um profissional com experiências completas que o qualificam para entender o mundo tecnológico. 

TECH é o curso superior diferenciado, que procura oferecer aos estudantes mais subsídios para uma atuação qualificada, acima da média e, em paralelo, com foco na visão empreendedora e gerencial do profissional. 

Para além disso, durante a graduação, o estudante será exposto a conhecimentos pertinentes a uma atuação complexa, que envolve gestão de negócios, análise comportamental humana, entre outras habilidades que fazem toda a diferença e proporcionam uma visão mais ampla do mercado.

Você deve estar se perguntando: o que estuda um graduando em TECH ao longo dos 4 anos de graduação? É simples, o corpo estudantil tem contato com matérias como:

  • Algoritmos;
  • Data base essentials;
  • Engenharia de software;
  • Programação web;
  • Concepção de interfaces e estratégia de UX;
  • Modelagem de sistemas;
  • Estatística;
  • Programação funcional

Perfil do estudante

Considerada uma profissão da área de exatas, é importante que o aluno que pensa nessa graduação tenha certa intimidade com números e com o universo dos cálculos, mas a paixão pela tecnologia e pelo aprendizado constante é indispensável no perfil desse estudante, porque não há como finalizar a graduação e achar que isso será suficiente para se manter ativo no mercado; é preciso constante atualização e aprimoramento.

Algumas competências esperadas e desenvolvidas ao longo da graduação são:

  • Raciocínio lógico;
  • Paciência;
  • Visão 360 do que está sendo realizado;
  • Criatividade.

Durante o curso devem ser trabalhadas, também, competências que vão além das necessidades básicas da profissão, mas que estão diretamente ligadas às habilidades pessoais que influenciam os profissionais. São as chamadas soft skills, exigidas pelo mercado e diferencial importantíssimo para quem busca reconhecimento em qualquer área.

Leia também:

Baixe agora o ebook da ESPM - LifeLab!

Mercado de trabalho na área

Sendo uma profissão muito importante para a segurança de dados e o desenvolvimento de sistemas, o mercado de trabalho para o curso é amplo e diverso, além de estar em constante crescimento, sendo uma das profissões que mais se destacam quando falamos de expansão e abertura de vagas.

Um dos fatores para isso é a variedade e a diversidade das áreas de atuação desse profissional, que pode trabalhar com funções em empresas ou prestar serviços no seu próprio empreendimento, oferecendo produtos ou serviços pontuais a outras instituições por meio de Startups próprias ou não. 

As atividades desenvolvidas podem ser voltadas para consultoria estratégica, gestão e manutenção de banco de dados, arquitetura e análise de sistemas, desenvolvimento de software, entre tantas outras possibilidades.

Para a profissão, a média salarial em diferentes áreas supera os R$ 5.000,00, provando a valorização desse profissional com atividades diversas e tão essenciais em um mundo cada vez mais TECH. 

Ao sair da universidade, o principal receio é a demora para conseguir um trabalho na área. Para os alunos que se formam na ESPM essa não é uma questão, isto porque a absorção dos estudantes pelo mercado de trabalho é de 88%. Ou seja, a cada 100 alunos, quase todos são automaticamente inseridos no mercado. Isso ocorre pela alta qualificação e pelo peso que o nome da ESPM carrega.

Escolha a universidade ideal

Para qualquer graduação, a escolha de uma boa instituição é fundamental para que os conhecimentos passados sejam pertinentes às necessidades do mercado. Na hora de selecionar o local para fazer o curso, é importante estar atento a alguns pontos que farão toda a diferença no currículo e nas suas experiências, como:

  • Laboratórios experimentais;
  • Investimento em infraestrutura;
  • Parceria com grandes e relevantes empresas do ramo;
  • Incentivo à inovação tecnológica;
  • Áreas de especialização;
  • Disponibilidade de bolsas.

Além disso, é importante estar atento para a avaliação da instituição e do curso pelo Ministério da Educação, o MEC. O principal objetivo é entender como a universidade atende às necessidades dos estudantes e mensurar a qualidade do ensino aplicado em sala de aula.

Invista no TECH!

Curtiu as potencialidades da profissão? Então, chegou a hora de conhecer a fundo e investir no curso de Sistemas de Informação (TECH)! O mercado é amplo e precisa de profissionais curiosos, inquietos e dedicados a fazer dela, cada dia mais, uma profissão inovadora, que proporciona mais ferramentas para o desempenho de tantas outras atividades.

Quer saber mais sobre o cenário em que vivemos em relação às possibilidades? Confira o post Tecnologias digitais invadem empresas e o ensino superior. Entenda!

Tecnologias digitais invadem empresas e o ensino superior.  Entenda!

Escrito por Daniel Brito

Coordenador de Business Intelligence e CRM da ESPM. Especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e pós-graduado em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela mesma instituição. Futuro mestre em Comportamento do Consumidor, possui mais de 10 anos de experiência no mercado de educação e ensino.