Com shoppers e clientes cada vez mais empoderados e multiconectados, é extremamente necessário que haja uma atualização no processo de gestão de varejo. Por isso, os profissionais devem se qualificar para trabalhar com inteligência e tecnologia de dados, processos de big data e social CRM, entre outros diferenciais competitivos para se inovar e reinventar.
Afinal, o mercado exige um profissional especializado e atualizado para assumir a gestão do varejo e alcançar os resultados desejados de acordo com as novas demandas dos consumidores. Logo, o profissional que se especializa na área pode empreender com sucesso no segmento ou conquistar excelentes oportunidades no mercado de trabalho.
Entenda quais são as tendências do varejo 4.0, por que o mercado precisa de profissionais especializados para a gestão de varejo e como se qualificar para construir uma carreira bem-sucedida na área. Confira agora!
Com os avanços tecnológicos e o novo comportamento do consumidor, as vendas no varejo aumentaram e o segmento se tornou propício para o surgimento de novas tendências. Afinal, junto com o crescimento vem a transformação, como a inovação e o aprimoramento do modelo de negócio e o conhecimento de novas estratégias para se manter competitivo no mercado.
Sendo assim, é fundamental compreender e utilizar a abordagem omnichannel, mas também é importante ir além disso. Pois, devido à expansão dos canais digitais e a sua constante evolução, uma grande tendência do mercado varejista são as estratégias e as práticas com foco em estabelecer conexões mais eficientes entre os novos e múltiplos canais, visando atender às necessidades dos consumidores da atualidade.
Os profissionais devem ser capazes de acompanhar e melhorar a performance usando a inteligência analítica de dados, criando e gerenciando novos canais e formatos, além de oferecer serviços mais personalizados e a melhor experiência possível aos seus clientes.
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Omnichannel é um termo que significa multicanal. Logo, refere-se à integração de todos os canais utilizados por uma empresa. Essa abordagem é uma tendência (e necessidade) na gestão do varejo 4.0.
Afinal, o omnichannel tem como objetivo proporcionar a melhor experiência ao cliente tanto online quanto offline, sem que exista diferença ou exclusividade entre os dois canais. Dessa forma, existe uma fusão entre o virtual e o físico para oferecer mais liberdade e poder de escolha ao consumidor.
Vale ressaltar que o consumidor da atualidade valoriza cada vez mais a experiência de compra e não apenas o produto. Ou seja, o cliente quer decidir se vai comprar no e-commerce e retirar na loja física ou se vai comprar na loja física e receber o produto em casa, ou ainda se vai realizar todo o processo de compra em um só canal. Assim como é importante que o consumidor possa escolher o canal (site, aplicativo, loja física, etc.), o dispositivo (celular, notebook, tablet, entre outros) e os meios de pagamento (cartão, boleto, pix e outras opções). Portanto, está claro que um varejo integrado e omnichannel é fundamental para atender aos novos hábitos dos consumidores.
Agora que você conhece as tendências para a gestão de varejo, entenda, também, por que esse mercado necessita tanto de profissionais qualificados para aproveitar as novas oportunidades e enfrentar os novos desafios do segmento. Continue a leitura!
O mercado varejista está em processo de automação, transformação digital, inovação e investimento em inteligência de dados para uma gestão muito mais estratégica com foco principal nos clientes e shoppers. Portanto, é indispensável e inadiável um gestor especializado e atualizado com conhecimento em omnichannel para atuar de acordo com as novas demandas do mercado.
Sendo assim, há uma urgência por profissionais de gestão de varejo capazes de trabalhar usando a inteligência analítica de dados, aptos para criar e gerenciar novos canais, oferecer serviços mais personalizados e otimizar a experiência de compra dos clientes. Logo, é necessário se especializar para a gestão de varejo, assim como em Trade Marketing Management e Gestão Estratégica de Vendas e Trade Marketing, para desenvolver habilidades para inovar de forma eficaz e consistente, se adaptar à nova mentalidade e jornada de compra dos consumidores e gerar diferencial competitivo no mercado varejista.
Por isso, o mercado de trabalho está investindo em profissionais com novos skills e competências para a gestão de varejo, com uma proposta de valor mais sustentada e relevante, foco em estratégias de vendas de maior performance, além de experiências e ações de storyselling mais engajadoras. Afinal, os empreendedores e gestores do segmento, assim como os profissionais de logística, canais, vendas, trade e shopper marketing, precisam entender a nova economia digital e de redes, acompanhar e prever as tendências e atender às novas demandas dos clientes.
Uma vez que existe uma alta e urgente demanda por profissionais especializados em gestão de varejo, aprenda, agora, como se qualificar e ser um profissional requisitado no mercado de trabalho. Confira a seguir!
Uma vez que existe uma urgência por profissionais qualificados para atuar na gestão de varejo 4.0, investir em uma especialização na área pode proporcionar um futuro profissional bastante promissor e ótimas oportunidades de carreira. Sendo assim, uma excelente ideia é apostar em uma pós-graduação que capacita profissionais do segmento.
Sabendo disso, a ESPM conta com um curso que prepara os gestores para conhecer e gerenciar os fundamentos do modelo do varejo 4.0, assim como a jornada de compra e consumo de shoppers e clientes, utilizando as novas plataformas e tecnologias disponíveis.
O curso também prepara o profissional para tomadas de decisão inteligentes em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, dinâmico e complexo. Além disso, de acordo com as tendências e necessidades atuais do mercado, o MBA também capacita o gestor para utilizar de forma integrada as diversas plataformas e canais de atendimento e vendas para proporcionar aos consumidores um atendimento personalizado, rápido e responsivo.
Ou seja, para você se qualificar e atender às necessidades do mercado varejista 4.0, o MBA da ESPM ensina tudo sobre varejo integrado e omnichannel, inteligência, inovação e tecnologia, além de gestão de marketing e vendas.
Logo, está claro quais são as tendências do mercado varejista, o motivo pelo qual investir em uma especialização na área oferece um futuro profissional promissor e também como se especializar em gestão de varejo e conquistar o mercado.
Aproveite essa oportunidade e seja o profissional que o mercado precisa! Conheça, agora mesmo, o Master em Inteligência e Gestão do Varejo Omnichannel da ESPM!