Postado por Daniel Brito ● 29 de Julho de 2019 9h11min53s BRT

Cursos de curta duração valem a pena?

Cursos de curta duração são uma alternativa simples e eficaz para profissionais que precisam buscar atualização em um mercado cada vez mais competitivo. Eles têm baixa carga horária, sendo possível encontrar formações com seis, oito, dez, doze e até trinta horas de aula.

À primeira vista essa parece ser uma excelente opção para qualquer pessoa que queira manter seus conhecimentos em dia, correto? Mas será que os cursos rápidos e de extensão realmente valem a pena?

A seguir, falaremos sobre algumas vantagens que essa formação pode lhe propiciar. Confira!

cursos-de-curta-duração-espm-pos

Cursos de curta duração favorecem suas soft skills

Mais do que as hard skills (habilidades técnicas, como falar algum idioma, programar, editar imagens etc.), o mercado de hoje busca profissionais que investem e desenvolvem suas soft skills (habilidades sociocomportamentais como comunicação, empatia, proatividade etc).

Nos cursos de curta duração você tem a possibilidade de fazer exatamente isso. Com uma  formação em Comunicação Assertiva e Eficaz, por exemplo, a sua habilidade de se comunicar é aprimorada.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Assim como essa alternativa, existem cursos para as mais diversas habilidades e competências que você precisa desenvolver para se manter competitivo e com alta empregabilidade — tudo isso sem gastar tanto tempo como em uma graduação.

O mercado vê com bons olhos quem se atualiza

Qualquer forma de atualização é bem-vista pelo mercado. Ao buscar uma formação, você passa a impressão de que é alguém preocupado com as novidades e com suas próprias habilidades.

Isso significa que a imagem profissional passada é a de alguém que busca sempre ser melhor, não mede esforços para adquirir novas competências e se adaptar às constantes mudanças que o mundo do trabalho vem sofrendo nos últimos anos.

Essas formações geram um excelente networking

Quem faz cursos de curta duração são pessoas que querem se atualizar, mas não têm muito tempo disponível. É o caso de profissionais bem-sucedidos, gestores e líderes de grandes companhias.

Assim, durante esses cursos, seja na modalidade a distância ou presencial, você tem a oportunidade de conversar com todas essas pessoas, compartilhando ideias, informações e contatos.

Os conteúdos são focados e a aprendizagem é objetiva

Como a proposta dos cursos de extensão é que eles sejam rápidos, o conteúdo é selecionado com muito cuidado para que as aulas sejam objetivas, diretas e passem exatamente o que os alunos precisam aprender.

Assim, existe um aproveitamento melhor do tempo e o estudante pode se aprofundar nos conteúdos, aplicando os conhecimentos em sua carreira sem grandes dificuldades.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Ao analisar todos esses pontos, podemos dizer que os cursos de curta duração são uma alternativa interessante para profissionais que precisam se atualizar e desenvolver habilidades pontuais, mas não dispõem de muito tempo em sua agenda.

Ficou interessado nesta formação? Então, confira a lista de cursos de extensão oferecidos pela ESPM e faça sua matrícula!

Inscreva-se na ESPM

 

Tópicos: cursos de curta duração

Comentário