O mercado de luxo precisa de profissionais qualificados para proporcionar ao cliente a melhor e mais encantadora experiência de compra. Afinal, o valor de um artigo de luxo não está na sua utilidade (até porque, muitas vezes, ele é supérfluo), mas no sentimento despertado no consumidor.
Por isso, existem muitas possibilidades e oportunidades no mercado de trabalho para o profissional que se especializa em Negócios e Marketing de Luxo. Isso porque, o especialista na área é essencial para compreender o comportamento do consumidor e proporcionar experiências fundamentais para o bom desempenho do mercado de luxo.
Dessa forma, entenda como está o cenário do mercado de luxo no Brasil no período pós-pandemia, quais são as tendências do segmento e o que esperar da especialização na área. Confira agora!
O luxo está diretamente ligado ao desejo. Logo, segundo o autor do livro “Mercado de luxo no Brasil: tendências e oportunidades”, o nível de luxuosidade de um produto pode ser medido pela sua capacidade emocional. Sendo assim, esse mercado está sempre aberto para profissionais comprometidos em emocionar e atender às necessidades de uma classe social consciente e exigente.
Por isso, para compreender as tendências e as oportunidades do mercado de luxo, é necessário entender mais profundamente os dois modos como o luxo é conceituado: o tradicional e o contemporâneo.
O luxo tradicional é o serviço ou produto raro, exclusivo, desenvolvido para um grupo restrito de pessoas. Esse luxo tem um caráter objetivo e está relacionado ao materialismo.
Já o luxo contemporâneo possui caráter subjetivo, gerando uma carga emocional, oriundo da necessidade humana, de um significado pessoal. Portanto, de acordo com o sociólogo italiano Domenico de Masi, o luxo contemporâneo é classificado em cinco elementos: tempo, autonomia, silêncio, beleza e espaço.
O mercado de luxo é movimentado por dois gêneros de clientes: os tradicionais, aqueles de origem rica, e os emergentes, aqueles que ascenderam socialmente. Ambos os consumidores pertencem à mesma classe social, porém, têm comportamentos distintos.
No Brasil, uma tendência e oportunidade está nas políticas de mercado voltadas para atender à classe C, uma vez que essa classe representa uma grande parcela da população brasileira. Sendo assim, as empresas enxergam oportunidades de lucro por meio de produtos mais acessíveis e a opção de parcelamento da compra em até 10 vezes.
O consumo de um artigo de luxo é uma decisão emocional, sendo raramente racional. Por isso, a experiência de compra deve ser encantadora e única. Logo, algumas tendências para o futuro do mercado de luxo são:
Agora que você já compreendeu o cenário do mercado de luxo brasileiro, entenda quais foram as mudanças provocadas pela pandemia do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Continue a leitura!
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O período de isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, funcionou como um acelerador do futuro e transformou tendências em realidade. Dessa forma, durante esse período, as vendas nos canais online demonstraram um crescimento exponencial. Sendo assim, com a necessidade de estar presente no ambiente virtual, foi implementada uma cultura digital até mesmo nas empresas mais tradicionais.
Grande parte das vendas de luxo estão ligadas à experiência do cliente. Portanto, os profissionais da área devem estudar o novo comportamento do consumidor e inovar para proporcionar uma experiência de compra encantadora no ambiente digital.
Sendo assim, no período pós-pandemia, os especialistas do mercado de luxo devem enfrentar dois grandes desafios: criar experiências online para encantar o consumidor e fidelizar os novos clientes que foram adquiridos por meio do e-commerce.
Logo, é necessário realizar um atendimento pessoal e afetivo (ainda que online), além de efetuar a entrega do produto e oferecer um serviço de pós-venda com alta qualidade.
Para se destacar no mercado de trabalho e aproveitar as tendências e as oportunidades do mercado de luxo, é essencial contar com uma especialização de qualidade. Por isso, a ESPM oferece o curso de pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo em São Paulo.
O objetivo do curso é apresentar as teorias, os conceitos e as práticas que envolvem o mercado de luxo, proporcionando uma visão estratégica de marketing e negócios. Dessa forma, o curso desenvolve as habilidades e as competências necessárias para atuar no mundo corporativo com uma visão completa sobre a gestão do luxo.
Um dos diferenciais da pós-graduação da ESPM é a parceria com a Vogue. Por meio dessa parceria, o conteúdo é o mais atualizado possível. Logo, além de um conhecimento extremamente rico e atual, o curso também proporciona um networking específico do mercado, criando todas as conexões com profissionais e negócios dos diversos segmentos do mercado de luxo.
O curso é destinado aos profissionais que desejam desenvolver novas competências para uma gestão contemporânea de marketing, com foco no luxo. Por isso, se você é um profissional que atua na área e quer atualizar os seus conhecimentos, ou se trabalha em outros segmentos e busca compreender o mercado de luxo, ou até mesmo se está no início da sua carreira e deseja ingressar nesse mercado de trabalho promissor, então, esse curso é para você!
Portanto, o mercado de luxo conta com diversas tendências e oferece muitas oportunidades aos profissionais atualizados e especializados na área, especialmente após o período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Sendo assim, é uma excelente ideia investir na pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo da ESPM, a fim de construir uma carreira de sucesso nesse segmento.
Quer se especializar em um mercado promissor e construir um networking capaz de transformar a sua carreira? Então, conheça, agora mesmo, a nossa pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo!