Os avanços tecnológicos provocaram diversas transformações sociais. Ou seja, a tecnologia interferiu em diferentes áreas da sociedade, como a educação, o mercado de trabalho, o comportamento do consumidor, as estratégias de marketing, entre outras. Portanto, uma vez que a tecnologia mudou a nossa maneira de viver, iniciou-se o que chamamos de cultura digital.Dessa forma, a fim de garantir o desenvolvimento profissional e construir uma carreira ascendente na área de marketing digital, é fundamental investir em educação continuada e compreender qual é a importância da cultura digital.
Logo, leia este post agora mesmo e entenda o que é cultura digital, qual é a importância dessa nova cultura para as suas estratégias de marketing e como aproveitar esse momento particular da humanidade para o seu desenvolvimento profissional. Continue a leitura!
O termo “cultura” refere-se ao conjunto de valores, conhecimentos, experiências e práticas vivenciadas por um grupo em determinado tempo e não necessariamente no mesmo espaço. Por sua vez, a palavra “digital” refere-se às tecnologias que transmitem dados.
Sendo assim, de acordo com o verbete do Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de educação a distância, o termo “cultura digital” define este momento particular da humanidade em que o uso de meios digitais de informação e comunicação se expandem e permeiam processos e procedimentos amplos em todos os setores da sociedade.
De forma prática, podemos afirmar que cultura digital é toda mudança provocada pela tecnologia e pela internet. Portanto, essa nova cultura é um conjunto de práticas, costumes e interações sociais que ocorrem por meio de recursos tecnológicos.
Sem dúvidas, a cultura digital gera mudanças na educação, nas organizações, nas finanças, nos empreendimentos, na gestão, na liderança e em todo o mercado de trabalho. Por isso, leia este texto até o final e entenda a importância da cultura digital para o marketing e saiba como aproveitar este momento particular da humanidade para se desenvolver profissionalmente.
Leia também:
Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?
Como funcionam os cursos modulares e quais as vantagens?
Trilhas de carreira não-lineares: o desenvolvimento profissional
Como se qualificar profissionalmente? As 5 maneiras para seguir!
A cultura digital causou diversas mudanças nas organizações. Afinal, a tecnologia proporcionou um desenvolvimento mais veloz e de muito sucesso, tanto para instituições públicas quanto privadas.
Logo, as organizações públicas que se adaptaram à cultura digital conseguiram se aproximar mais da população e obtiveram maior inclusão para o avanço da sociedade. Por sua vez, as empresas privadas conseguiram alcançar um nível mais alto de competitividade e inovação por meio dos recursos tecnológicos.
Além disso, devido à implementação de estruturas inovadoras e globais, a cultura digital gerou mudanças na maneira como as empresas vendem os seus produtos e serviços no mundo todo. Sendo assim, as estratégias de marketing mudaram e, agora, baseiam-se na criação de um vínculo com os consumidores por meio da tecnologia.
Dessa forma, a cultura digital é a base do marketing digital, uma vez que é essa nova cultura que permite o desenvolvimento de estratégias de marketing com o uso de meios tecnológicos. Portanto, o marketing digital permite o desenvolvimento de um relacionamento empresa-consumidor que é capaz de gerar um maior volume de vendas e uma melhor experiência ao cliente.
A cultura digital impactou e ainda impacta a economia, a política, a cultura e a própria tecnologia. Por isso, esse novo conjunto de valores, conhecimentos e experiências sociais é o que guia os profissionais de marketing na hora de desenvolver estratégias mercadológicas de sucesso.
Logo, entenda, a seguir, como aproveitar a cultura digital para se destacar no mercado de trabalho na área de marketing, gestão e liderança. Continue a leitura!
Uma vez que estamos vivendo um momento particular da humanidade em que o uso de recursos digitais permeia processos e procedimentos de todos os setores da sociedade, o marketing digital ganha cada vez mais força e importância no mercado de trabalho.
Vale ressaltar que cultura digital é um termo novo, atual, emergente e temporal. Além disso, a expressão integra perspectivas diversas vinculadas à incorporação, à inovação e aos avanços nos conhecimentos proporcionados pelo uso das tecnologias digitais a fim de se realizar novos tipos de interação, comunicação e ação na sociedade.
Diante desse cenário, fica clara a importância de os profissionais apostarem na educação continuada para compreenderem as transformações sociais e permanecerem relevantes para o mercado.
Também é importante enfatizar que, por se tratar de um termo atual e emergente, os profissionais que não acompanham as novas tendências da cultura digital podem ser considerados desatualizados. Por sua vez, aqueles que continuam estudando e se dedicam à atualização profissional conseguem aproveitar o momento para se desenvolver profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho.
Por isso, a fim de conquistar o desenvolvimento profissional, é fundamental que profissionais de marketing invistam em cursos de especialização que desenvolvam competências relevantes para este novo momento cultural.
Pensando nisso, o projeto Dynamic ESPM conta com cursos da área de People Skills & Culture. Ou seja, são cursos que abordam o fator humano e comportamental na gestão e liderança de negócios, tanto em uma perspectiva individual quanto de squads e de cultura organizacional.
Para atender às demandas do mercado e proporcionar flexibilidade, personalização e dinamismo ao estudante, o projeto Dynamic ESPM funciona por meio de badges digitais que conferem competências específicas aos profissionais que concluem os cursos.
Além do mais, ao somar os badges, o estudante pode dar um upgrade em suas certificações e contar com um nanodegree, mini degree, degree ou pós-graduação e master em seu currículo.
Dessa forma, a melhor maneira de aproveitar a cultura digital para o seu desenvolvimento profissional é investir em cursos de especialização e ser um profissional sempre atualizado por meio da educação continuada. Afinal, ao desenvolver competências preciosas que dialogam com a cultura digital, o profissional cria estratégias eficientes e se torna valioso para as empresas.
Sendo assim, agora você entende o que é cultura digital, qual é a importância dessa cultura para as estratégias de marketing e como aproveitar este momento para se destacar no mercado de trabalho.
Quer ser um profissional sempre atualizado? Então, acesse, agora mesmo: Mundo do marketing: explorando a nova tendência do mercado!