Postado por Daniel Brito ● 11 de Junho de 2021 18h48min41s BRT

Como funcionam os cursos modulares e quais as vantagens?

Jovem adulta estudando por meio de cursos modulares
Devido às rápidas transformações que ocorrem no mundo e às novas demandas do mercado de trabalho, os cursos de especialização em marketing devem focar em maior dinamismo, flexibilidade e personalização, a fim de proporcionar agilidade para quem busca por uma melhor capacitação profissional.

Por isso, os cursos modulares são uma excelente opção para quem deseja investir em educação continuada nas áreas do marketing. Afinal, o ensino modular proporciona o desenvolvimento de competências e uma conexão direta entre a validação acadêmica e o mercado de marketing.

Dessa forma, continue a leitura e entenda o que é e como funciona o ensino modular, além disso, saiba também quais são os benefícios dos cursos modulares para quem busca por uma excelente capacitação em marketing. 

Leia até o final agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

O que é ensino modular?

Os cursos modulares têm uma estrutura composta por módulos. Sendo assim, o próprio estudante pode montar a sua grade curricular. Ou seja, o aluno escolhe os diferentes módulos que quer cursar e quando cursar, desde que cumpra uma determinada carga horária.

Portanto, no ensino modular, os módulos correspondem às diferentes competências que o estudante pode desenvolver em sua especialização, sendo escolha do profissional de marketing quais são os conhecimentos nos quais deseja se especializar.

Devido à flexibilidade, liberdade e personalização proporcionadas por meio dos cursos modulares, o estudante do se torna um explorador da sua própria jornada de aprendizagem e cria um roteiro individual do seu processo de capacitação profissional.

O ensino modular é uma jornada de aprendizagem que é construída através de módulos, sendo que esses módulos são escolhidos pelos alunos e somam carga horária para a conquista de certificações mais completas.

Agora que você já sabe o que é ensino modular, prossiga com a leitura a fim de compreender como funciona esse modelo de ensino para quem busca por uma especialização em marketing.

Como funciona o ensino modular?

A fim de explicar como funciona o ensino modular, este post usa como base o Dynamic ESPM, um projeto inovador e pioneiro no Brasil, que funciona por meio de módulos individuais, trilhas personalizadas, certificação digital e qualificações diversas.

Quem almeja se destacar no mercado de marketing, encontra no Dynamic ESPM a escolha ideal para uma educação continuada que atende às demandas do mercado de trabalho

Afinal, o Dynamic ESPM funciona como um ensino modular e, por isso, é o futuro da pós-graduação, pois proporciona dinamismo e agilidade para o profissional se manter atualizado e acompanhar as tendências do mercado.

De forma prática, o ensino modular, do Dynamic ESPM, funciona da seguinte forma: existem diferentes badges, ou módulos, que representam competências diversas das áreas do marketing. Sendo assim, de acordo com o seu momento profissional e/ou financeiro, o profissional de marketing pode escolher qual badge deseja cursar.

Leia também:

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

Após concluir o módulo escolhido, o estudante conquista uma certificação digital e ganha pontos de acordo com a carga horária do badge. Os pontos têm validade de 4 anos e, quando somados, equivalem à certificações mais completas como nanodegree, mini degree, degree e até mesmo pós-graduação ou master.

Vale ressaltar que os badges digitais, ou certificações digitais, já contam, por si só, como um forte diferencial no currículo, além de também proporcionar um upgrade em certificações mais completas. 

Fora isso, os badges do Dynamic ESPM englobam as áreas prioritárias do mundo dos negócios e desenvolvem competências essenciais para o profissional de marketing atingir excelentes resultados e se destacar no mercado de trabalho.

Dessa forma, o projeto Dynamic ESPM funciona por meio de mini certificações que, em conjunto, equivalem a certificações mais completas. Portanto, agora que você já sabe como funciona o ensino modular, descubra quais são os benefícios para quem investe em uma capacitação em marketing composta por módulos. Continue a leitura!

Quais os benefícios dos cursos modulares para o profissional de marketing?

Certamente, ao longo do texto, você já conseguiu identificar diversos benefícios dos cursos modulares. Entretanto, existem ainda muitas outras vantagens para quem escolhe esse modelo de ensino a fim de conquistar uma especialização em marketing. Por isso, vamos falar, a seguir, sobre alguns dos principais benefícios do ensino modular.

Personalização

Devido à sua estrutura, os cursos modulares oferecem grande personalização para os estudantes. Ou seja, o profissional consegue se capacitar exatamente na competência que deseja, proporcionando assim avanço na sua carreira.

Dessa forma, a personalização é uma forte vantagem dos cursos modulares, pois respeitam o ritmo e as necessidades de cada profissional. O aluno escolhe o badge de acordo com a sua disponibilidade de tempo, a sua situação financeira e urgência profissional.

Dinamismo

A possibilidade de estudar por meio de módulos oferece grande dinamismo para a capacitação em marketing. Afinal, as diferentes opções de badges e a possibilidade de personalização da jornada de aprendizagem garantem uma especialização que está sempre em movimento e evolui continuamente.

Sendo assim, o profissional consegue acompanhar o dinamismo do mercado e das diferentes áreas do marketing. Logo, quem opta por um curso modular, se torna um profissional sempre atualizado e com as competências certas para atender às demandas do mercado de marketing.

Aprendizagem baseada em competências

De acordo com o estudo Leitura crítica da Educação baseada em competências, o pensamento da educação baseada em competências emerge do novo contexto sociopolítico-econômico que vivemos. Portanto, é o modelo de educação mais adequado para atender às necessidades do cenário mundial da atualidade.

Por isso, contar com um curso modular que é baseado no desenvolvimento de diferentes competências, é uma enorme vantagem para o profissional de marketing.

Conexão direta entre a validação acadêmica e o mercado de trabalho

Um excelente benefício dos cursos modulares é a conquista de badges digitais conforme a conclusão de cada módulo. Afinal, dessa forma, já é possível adicionar ao currículo as novas competências profissionais adquiridas e criar uma conexão direta entre a validação acadêmica e o mercado de trabalho.

Além disso, as certificações digitais são facilmente compartilhadas nas redes sociais e no LinkedIn, aumentando as chances do profissional de ser encontrado por recrutadores ou indicado pela sua rede de contatos.

Foi possível compreender agora o que é ensino modular e como funciona esse sistema de ensino, bem como quais são os benefícios de optar por cursos modulares para a sua capacitação em marketing.

Quer saber como funciona o Dynamic ESPM e por que esse projeto é a escolha certa para a sua carreira profissional? Então, leia, agora mesmo, o e-book Dynamic ESPM: desmistificando o projeto inovador para o mercado!

Faça o download do ebook "Dynamic ESPM" e entenda o projeto!

Tópicos: cursos modulares

Comentário