Postado por Fabio Takeuti ● 22 de Julho de 2021 17h28min22s BRT
6 tendências nas carreiras para seguir na área de comunicação
Devido ao constante avanço tecnológico e a transformação digital, os profissionais da área de comunicação devem sempre fazer uma análise estratégica de comunicação de mercado a fim de se desenvolver um planejamento de marketing efetivo.Portanto, o profissional que conhece as tendências de marketing digital e a estratégia de comunicação consegue trazer excelentes resultados para as organizações e constrói uma carreira profissional de muito sucesso.
Sendo assim, continue a leitura e conheça as 6 tendências nas carreiras para seguir na área de comunicação e desenvolver uma estratégia de marketing que proporciona resultados extraordinários. Confira agora!
Marketing de Conteúdo Digital
Sem dúvidas, nos dias atuais, a produção de conteúdo é extremamente necessária e pode ser o fator decisivo para o sucesso de um negócio. Logo, o Marketing de Conteúdo Digital é uma forte tendência na área de comunicação e publicidade online.
As empresas buscam profissionais que saibam produzir e gerir com sucesso os conteúdos nas plataformas digitais, como portais, blogs, redes sociais e dispositivos móveis. Logo, seguir carreira na área de Marketing de Conteúdo Digital proporciona um futuro profissional bastante promissor com alta empregabilidade.
A fim de explorar essa tendência e ter sucesso nessa estratégia de comunicação, é fundamental que o profissional entenda como montar um plano de conteúdo para plataformas digitais (o que, como, quando, onde e por quê), conheça as tendências de formatos e distribuição e saiba quais as melhores práticas de horários, segmentação, otimização de perfis, etc. Portanto, para aproveitar essa tendência de carreira, é essencial contar com um curso de especialização na área.
Leia também:
- Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?
- Como funcionam os cursos modulares e quais as vantagens?
- Lifelong learning: o que é e quais são os benefícios?
Copywriting na área de comunicação
Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva para ações e estratégias de marketing. Logo, para alcançar o sucesso no marketing digital é imprescindível contar com uma boa técnica de copywriting para marketing e vendas. Por isso, o mercado de trabalho de publicidade online oferece cada vez mais oportunidades para profissionais com competência nessa área.
Dessa forma, o copywriting é uma forte tendência para quem deseja seguir carreira no marketing digital e na área de comunicação. Afinal, o profissional competente para desenvolver conteúdo persuasivo em todas as fases do funil de conversão é extremamente requisitado no mercado de trabalho.
Criação de conteúdo para redes sociais
O uso das redes sociais está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores e já faz parte dos hábitos de compra. Portanto, as empresas estão atentas às redes sociais e procuram profissionais aptos para usar cada plataforma de forma estratégica, a fim de otimizar o planejamento de marketing e o sucesso do negócio.
Quem almeja seguir essa tendência e construir carreira na área de criação de conteúdo para redes sociais deve aprender planejamento de marketing para elaborar e gerir projetos digitais, como o melhor uso de vídeo, texto, áudio, fotografia e design para promover a fidelidade à marca e criar confiança no mundo digital.
Sendo assim, quem deseja fazer especialização em marketing encontra na criação de conteúdo para redes sociais uma ótima opção de curso, além de um futuro promissor e ótimas oportunidades no mercado de trabalho.
Criação de conteúdo para sites e blogs corporativos
Na estratégia de marketing do século 21, é essencial desenvolver os canais digitais prioritários. Ou seja, não basta deixar os conteúdos expostos nas redes sociais, é necessário contar com um espaço digital próprio e trabalhar para aumentar a visibilidade e o tráfego dos sites e blogs corporativos.
Para tanto, as empresas precisam de profissionais com especialização em marketing capazes de elaborar uma boa estratégia de comunicação a partir dos conhecimentos de persona, SEO, distribuição prática, entre outras técnicas de otimização de conteúdo.
Logo, uma tendência de carreira na área de comunicação é se tornar um profissional apto para desenvolver conteúdo para os canais prioritários e também derivar esses conteúdos para as diferentes linguagens e plataformas. Sem dúvidas, para seguir essa tendência de carreira, é fundamental contar com um curso de especialização na área.
Pensando nisso, o projeto Dynamic ESPM conta com um badge de criação de conteúdo para sites e blogs corporativos a fim de formar profissionais competentes para atuar nesse segmento da publicidade online.
Criação de conteúdo para vídeo e podcast
Há algum tempo, o consumo de podcast vem crescendo no Brasil, bem como o consumo de outros conteúdos audiovisuais. Por isso, as empresas estão de olho nessa nova estratégia de comunicação com o consumidor.
Dessa forma, mais uma tendência na área de comunicação são os profissionais competentes para a criação de conteúdo para vídeo e podcast. Afinal, para se alcançar o sucesso nessa estratégia de marketing, é necessário contar com um profissional especialista em criar e distribuir conteúdo audiovisual nas plataformas digitais, assim como compreender qual é a particularidade de cada uma delas.
Portanto, para seguir essa tendência, vale a pena investir em um badge que ensina a evolução do conteúdo em vídeo, os hábitos de consumo por devices, o potencial de cada rede, como otimizar a produção e distribuição de conteúdo multiplataforma, entre outras técnicas.
Growth Hacking para marketing de conteúdo
Growth hacking é uma nova metodologia no marketing digital que possibilita que novas empresas — ou empresas sem presença digital — cresçam exponencialmente. Para isso, é necessário um profissional competente para realizar análise de dados, encontrar nichos e oportunidades, além de resolver problemas com base nos dados coletados e analisados.
Sendo assim, a especialização em marketing com foco em growth hacking para marketing de conteúdo prepara profissionais para analisar métricas de cada plataforma, identificar conteúdos exponenciais, conseguir insights e conversão de novos conteúdos, utilizar ferramentas e métodos de gestão de crescimento, entre outras práticas.
Devido aos resultados extraordinários, os especialistas em growth hacking são extremamente valorizados no mercado de trabalho. Logo, essa carreira representa mais uma forte tendência do setor.
Portanto, agora, você já sabe quais são as 6 principais tendências nas carreiras para seguir na área de comunicação e realizar uma boa análise estratégica de comunicação de mercado e ser um profissional valioso para as empresas.
Quer se destacar no mercado de trabalho e construir uma carreira ascendente? Então, saiba, agora mesmo, como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades!
Tópicos: área de comunicação