Postado por Giovanna Cunha ● 12 de Março de 2021 12h6min0s BRT

Big Data transformou as empresas. E pode transformar a sua carreira!

Celular mostrando Big Data aplicado ao Marketing

As empresas que utilizam o Big Data contam com uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes. Afinal, com o uso desse recurso, as organizações são capazes de tomar decisões mais rápidas e eficazes, alcançando assim melhores resultados.

Dessa forma, o profissional qualificado para elaborar estratégias de marketing com o uso das ferramentas de Big Data é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho e ocupa um cargo fundamental nas empresas. Logo, um curso de Big Data pode ser o caminho para a transformação que você busca na sua carreira.

Sendo assim, entenda o que é Big Data e como profissionais com conhecimento nessa área transformaram a realidade das empresas e conquistaram excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Confira agora!

O que é Big Data?

O conceito de Big Data pode ser definido como a obtenção e a análise de informações a partir de um grande e variado conjunto de dados. Ou seja, estamos nos referindo a uma tecnologia capaz de processar, com alto desempenho, uma enorme quantidade de informações provindas de diversas fontes.

Portanto, o Big Data não é uma simples análise de dados. Afinal, esse recurso permite uma visão analítica de todo o mercado e do comportamento dos consumidores, possibilitando a compreensão de padrões e a criação de análises preditivas.

Transição de carreira: quando é hora de investir nisso?

Leia também:

Empreendedorismo digital: tendência ou realidade?

Metodologias Ágeis: o futuro das profissões?

O conceito de Big Data tem como princípio o que é chamado de “os 3 Vs do Big Data”, são eles: volume, variedade e velocidade. Entenda, agora, cada um.

Volume

As tecnologias de Big Data conseguem obter, tratar e analisar um enorme volume de dados. Isso porque, com o constante avanço da tecnologia e a crescente presença do virtual em nosso cotidiano, a quantidade de informações que circulam em meios digitais (redes sociais, celulares, TVs, entre outros) é muito grande e cresce continuamente.

Sendo assim, os sistemas de Big Data são capazes de lidar com esse grande e constante fluxo de dados de maneira rápida e com alto desempenho.

Variedade

A variedade refere-se à capacidade das ferramentas de Big Data de trabalhar com informações coletadas a partir de uma grande diversidade de fontes. Ou seja, os dados podem ter origem em plataformas diversas, como mídias sociais, dispositivos móveis, etc.

Velocidade

A velocidade é um aspecto importante do Big Data, pois refere-se à possibilidade de analisar o fluxo contínuo de dados em grande quantidade e de forma rápida. Logo, a velocidade permite um alto desempenho de análise no tempo certo para que o profissional consiga prever tendências e tomar as melhores decisões.

Esclarecido o conceito de Big Data, entenda como essa ferramenta mudou a realidade das empresas e pode mudar a sua. Continue a leitura!

Como as ferramentas de Big Data mudaram a realidade das empresas?

Com o surgimento constante de novas tecnologias, o comportamento do consumidor e o mercado sofrem alterações frequentes. Por isso, as empresas devem ficar atentas aos novos padrões e adiantar tendências para se manterem competitivas.

Para entender como a coleta e a análise de um grande e variado volume de dados com velocidade muda a realidade de empresas, basta pensar em exemplos como a Blockbuster e a Netflix – que foi capaz de compreender os novos padrões da sociedade de acordo com as tecnologias emergentes e construiu um modelo de negócio para atender às novas demandas dos consumidores. Por sua vez, a Blockbuster ignorou as mudanças que ocorriam no mundo e precisou declarar falência.

Logo, com o surgimento da Netflix, outras empresas analisaram e compreenderam as transformações do mercado e lançaram os seus próprios serviços de streaming. Para isso, as organizações devem contar com ferramentas de Big Data e profissionais qualificados para tomar decisões estratégicas de acordo com os dados coletados.

Outro exemplo é a Danone, que enfrentou problemas com a curta validade do produto iogurte grego e, por meio do Big Data, conseguiu entender melhor o comportamento dos consumidores e alterar a logística de entrega do iogurte para as redes de varejo, diminuindo o gasto com produtos vencidos.

Além disso, o estudo Inovação nos negócios por meio da Análise de Big Data demonstra a necessidade das empresas de se inovarem por meio do uso eficiente das ferramentas de Big Data. Logo, profissionais com uma pós-graduação na área são cada vez mais indispensáveis para o sucesso de um negócio.

Esse recurso fornece informações de diferentes fontes internas e externas através da coleta de dados de redes sociais, dispositivos eletrônicos, processos internos, pesquisas, etc. Dessa forma, as técnicas de estatísticas e o processamento dos dados são realizados pelos recursos tecnológicos e isso permite que o profissional com conhecimento na área tenha uma visão ampla e exata para identificar padrões e prever as tendências, tomando decisões lucrativas para a empresa.

Quais as oportunidades de carreira para quem faz uma pós-graduação em Big Data?

Com as empresas tão dependentes da análise de dados para continuarem competitivas no mercado, o profissional que conclui um curso de Big Data se torna cada vez mais reconhecido e valorizado no mundo corporativo. Dessa forma, as oportunidades profissionais na área são excelentes.

Portanto, uma pós-graduação em Big Data é extremamente recomendada para profissionais e líderes de equipes de marketing, analistas seniors, coordenadores e líderes com desejo de assumir cargos gerenciais ligados a Consumer Behavior, Relacionamento ou Gestão de Clientes e Marketing, e até mesmo consultores e autônomos atuantes na área, entre outros.

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

A pós-graduação em Big Data certamente é um forte diferencial profissional e a qualificação ideal para alcançar melhores cargos ou conquistar uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Dessa forma, quem faz um curso de Big Data conta com oportunidades de carreira nos mais diversos segmentos e pode atuar como Especialista em Business Analytics, Gerente de Analytics, Estatístico, Cientista de Dados, entre outros cargos fundamentais para o sucesso de um negócio.

Logo, está claro o que é Big Data e como esse recurso transformou as empresas e pode transformar a sua carreira por meio de uma pós-graduação na área.

Não espere mais! Conheça, agora mesmo, a pós-graduação em Big Data Aplicado ao Marketing da ESPM e transforme a sua carreira.

Quero conhecer esta pós!

Tópicos: Marketing Digital, Big Data

Comentário