Postado por Daniel Brito ● 8 de Julho de 2021 10h24min34s BRT

Como estimular a criatividade e inovação nos negócios?

criatividade e inovação

Criatividade e inovação são um forte diferencial competitivo para as empresas. Isso porque, atualmente, os negócios só conseguem evoluir se se diferenciam no mercado. Portanto, é fundamental contar com gestão de projetos e modelos de negócios que estimulem a criatividade e a inovação nas empresas.Além disso, os profissionais com competências nas áreas de creativity e innovation são bastante requisitados no mercado de trabalho, afinal, eles são capazes de direcionar a cultura da empresa à inovação, garantindo o sucesso e a competitividade do negócio.

Sendo assim, leia este post até o final e descubra como estimular a criatividade e a inovação nos negócios a fim de ser um profissional valioso para o mercado de trabalho. Confira agora!

CTA Banner - Planejamento de carreira: o guia completo

O que é criatividade e inovação?

A criatividade é a habilidade de criar no campo científico, artístico, esportivo, etc. Ou seja, é a capacidade de imaginar algo que ainda não existe. Por sua vez, a inovação é a prática de explorar novas ideias com sucesso, portanto, inovar é fazer virar realidade aquilo o que se imaginou por meio da criatividade.

Logo, a criatividade e a inovação são habilidades indispensáveis para explorar novas ideias e sustentar a competitividade e a geração de riqueza de uma empresa. Afinal de contas, para desenvolver novos produtos ou novos serviços, expandir mercados, conquistar novos clientes ou aumentar a produtividade da equipe, é necessário encontrar soluções criativas e inovadoras.

Por isso, a criatividade e a inovação são essenciais ao empreendedorismo, aos profissionais de marketing, aos publicitários, à gestão de projetos e aos modelos de negócios de sucesso. Isso reforça, mais uma vez, a importância de profissionais criativos e inovadores no mercado de trabalho.

A diferença entre criatividade e inovação

Ainda que a criatividade e a inovação caminhem juntas, existe diferença entre esses dois conceitos. Isso porque, enquanto a criatividade é a habilidade de pensar em novas ideias, a inovação é a materialização dessas ideias.

Ou seja, se uma ideia não é implementada e colocada em prática, ela pode até ser criativa, mas não é inovadora. Portanto, para gerar valor, é necessário contar tanto com uma mente criativa quanto com a habilidade de inovar.

Agora que você já sabe a definição desses dois conceitos e qual é a diferença entre criatividade e inovação, prossiga com a leitura para saber quais são as melhores dicas para estimular criatividade e inovação nas empresas e se destacar no mercado de trabalho.

Dicas para estimular criatividade e inovação nas empresas

De acordo com o estudo Criatividade & Inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação, a evolução do conceito de criatividade se deu, historicamente, a partir de uma perspectiva espiritualista — a criatividade como um dom reservado a poucos privilegiados e escolhidos — para uma visão cada vez mais racional e científica.

Dessa forma, existem práticas e saberes que são capazes de estimular a criatividade e a inovação nas empresas, proporcionando diversos benefícios aos negócios e garantindo o sucesso do empreendimento. Portanto, o profissional com competências na área de Creativity & Innovation tem alta empregabilidade e se mostra indispensável para a empresa.

Sendo assim, continue a leitura e conheça as melhores dicas para estimular a criatividade e a inovação nos negócios.

Aplique modelos de negócios inovadores

Uma vez que a criatividade e a inovação são fundamentais ao empreendedorismo, um mindset empreendedor e o conhecimento de diferentes estratégias organizacionais e de como associá-las na implantação de modelos de negócios inovadores são essenciais para estimular a criatividade e a inovação nas empresas.

Afinal, a habilidade de formular modelos de negócios e tomar atitudes mais objetivas sobre quais estratégias adotar em novas situações e desafios é o caminho para se criar e inovar no mercado.

Portanto, busque estudar ideação, invenção e inovação, tanto em novos negócios quanto em inovação corporativa, bem como as ferramentas e os métodos para desenho de modelos de negócios e estratégias organizacionais. Sem dúvidas, adquirir competências nessas áreas vai trazer criatividade e inovação para a sua gestão de projetos e, também, para as suas estratégias de marketing.

Leia também: 

[CTA Banner] Mundo do Marketing

Seja um líder com mindset empreendedor

As empresas que investem em líderes com mindset empreendedor são aquelas que conseguem construir um ambiente de trabalho criativo e inovador. Afinal, a forma como os líderes conduzem a sua equipe, bem como os seus conhecimentos, comportamentos e competências são fundamentais para aumentar o potencial de criação e inovação da organização.

Por isso, as empresas contratam, cada vez mais, os profissionais que demonstram alta capacidade de solução de problemas, influência social positiva, entre outras competências específicas. Logo, apostar em cursos de especialização da área de Creativity & Innovation é uma ótima maneira de se tornar o profissional que o mercado de trabalho tanto deseja.

Encoraje a autonomia

Encorajar a autonomia dos colaboradores é essencial para que a equipe se sinta livre para sugerir ideias criativas. Dessa forma, por meio da autonomia, você e o seu time conseguem criar novas soluções para os consumidores e para os processos da empresa.

Portanto, ao encorajar a autonomia, a criatividade e a inovação passam a ser parte do cotidiano de trabalho de todos, estimulando, cada vez mais, o surgimento de ideias que podem fazer toda a diferença para o sucesso do negócio.

Invista em cursos de especialização da área de Creativity & Innovation

Se deseja ser um profissional criativo e inovador, além de contar com validação acadêmica para as suas competências, é essencial investir em cursos de especialização da área de Creativity & Innovation. É por meio de conhecimentos e experiências que o profissional consegue desenvolver uma vasta gama de referências para fazer conexões e criar algo inovador, além de ser capaz de aplicar isso no ambiente empresarial.

Dessa forma, o projeto Dynamic ESPM conta com cursos de especialização com foco em criatividade e inovação, como o curso de Estratégia de Modelos de Negócios Inovadores. Esse badge tem como objetivo abordar, exemplificar e aplicar cinco principais conceitos: modelos de negócios inovadores, organizações exponenciais, value proposition design, estratégias organizacionais, ferramentas e métodos para desenho de modelos de negócios e estratégias organizacionais.

Sendo assim, está claro o que é criatividade e inovação e como estimular esses conceitos nos negócios a fim de atingir o seu sucesso profissional.

Quer ser um profissional desejado pelas empresas? Então, saiba, agora mesmo, como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades!

Como as certificações digitais podem ampliar as oportunidades?

Tópicos: criatividade e inovação

Comentário