Postado por Daniel Brito ● 20 de Julho de 2021 16h54min15s BRT

Por que escolher a área da Tecnologia e Ciência de Dados no Marketing?

área da tecnologia

A fim de se destacar no mercado de trabalho de marketing e ser um profissional relevante para as empresas, é fundamental investir em cursos de especialização e se tornar um especialista em um determinado setor.Além disso, devido à transformação digital, a área da tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado e os profissionais que se especializam em ciência de dados se mostram cada vez mais indispensáveis e requisitados pelas organizações.

Por isso, entenda, agora, quais os principais motivos para escolher a área da tecnologia no marketing digital para alavancar a carreira e construir um futuro promissor. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas!

Os dados são o combustível para o futuro

De acordo com uma matéria da revista inglesa The Economist, os dados representam, para o século 21, o que o petróleo representou no século passado. Portanto, segundo a revista, os dados são o combustível para o futuro e também os responsáveis por uma nova economia.

Ou seja, a área da tecnologia e a ciência de dados representam um condutor de crescimento e mudança. Dessa forma, os fluxos de dados estão criando novas infraestruturas, novos negócios, novos monopólios, novas políticas etc.

Ainda comparando os dados ao petróleo, é possível identificar neles um potencial ainda maior do que encontramos no petróleo. Afinal, enquanto o petróleo é um recurso finito, os dados são infinitos e podem, ainda, ser reutilizados. Mas não é só isso! Os dados também demonstram maior vantagem na questão logística, uma vez que podem ser “transportados” em questão de segundos e a custos baixos.

Portanto, atuar no marketing digital, na área da tecnologia e ciência de dados é extremamente promissor e com alto potencial de sucesso profissional e de construção de uma carreira ascendente. Logo, esse é um excelente motivo para escolher se especializar nessa área.

Pensando nisso, o projeto Dynamic ESPM conta com badges da área de Technology & Data Science com o objetivo de formar profissionais com foco na tecnologia da informação e na ciência de dados necessárias para se estruturar, viabilizar e potencializar negócios.

Leia também:

Educação continuada: programe-se para uma carreira sem crise!

A área da tecnologia é fundamental para a tomada de decisão

O enorme interesse corporativo por tecnologia e ciência de dados tem um motivo. Afinal, empresas que acompanham a transformação digital e investem em Big Data e Data Science se mostram superiores na hora de tomar decisões, conseguindo agir de forma mais rápida e eficiente. Isso porque o bom uso dos dados permite a geração de insights valiosos e fundamentais para se reduzir riscos, tomar decisões estratégicas e ganhar vantagem competitiva.

Com a tecnologia certa e com bons profissionais, é possível coletar, armazenar, interpretar e combinar os dados para gerar informações relevantes para o negócio. Dessa forma, esses recursos podem transformar a maneira como as empresas lidam com os seus problemas e como elas tomam decisões, além de possibilitar insights valiosos e antecipação de tendências a fim de garantir o sucesso do negócio.

Portanto, o mercado de trabalho busca, cada vez mais, profissionais competentes para analisar dados e tomar decisões efetivas. Sendo assim, quem investe em cursos de especialização nessa área conta com alta empregabilidade.

A inteligência artificial é uma forte tendência

Sem dúvidas, inteligência artificial (IA) e machine learning são fortes tendências no marketing digital. Logo, existe grande demanda no mercado por profissionais aptos a lidar com essa nova tecnologia.

As empresas necessitam de profissionais que compreendam o uso de inteligência artificial na sociedade, no mercado de trabalho, nas empresas e nos novos modelos de negócios, bem como os principais fundamentos de IA para resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, programação automática, machine learning, entre outros.

Por isso, conquistar um badge na área de inteligência artificial amplia as oportunidades de trabalho e a relevância do profissional para as organizações, além de garantir que o profissional não fique obsoleto em meio à transformação digital que vivemos no século atual.

O mercado necessita de profissionais formados em cursos de especialização nessa área

A importância de profissionais da área da tecnologia e ciência de dados é tão grande que o cientista de dados já foi considerado, no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, um dos profissionais mais relevantes para o mercado.

Além do mais, ainda em 2017, uma pesquisa realizada com 179 cientistas de dados ao redor do mundo mostrou que 89% dos entrevistados são contatados ao menos uma vez por mês para novas oportunidades de emprego, enquanto 50% recebem novas oportunidades semanalmente e 30% recebem propostas várias vezes durante a semana. Devido ao avanço tecnológico e à transformação digital, a procura por profissionais da área deve ser ainda maior nos dias atuais.

Logo, é possível afirmar que o mercado de trabalho necessita de profissionais formados em cursos de especialização na área da tecnologia e ciência de dados. Sendo assim, esse é mais um ótimo motivo para escolher se especializar em algum dos badges de Technology & Data Science do projeto Dynamic ESPM.

Veja, a seguir, alguns exemplos de cursos de especialização ofertados pela ESPM para quem deseja se especializar na área da tecnologia e ciência de dados:

Vale ressaltar que os cursos do Dynamic ESPM proporcionam badges digitais como forma de validação acadêmica para as competências adquiridas pelo estudante. Dessa forma, o profissional pode compartilhar em suas redes sociais e no LinkedIn quais as áreas em que é capaz de atuar, além de ser possível conseguir um upgrade de certificações e contar, até mesmo, com uma pós-graduação no currículo.

Portanto, agora você sabe quais são os principais motivos para escolher a área da tecnologia e ciência de dados no marketing, bem como por que essa área pode proporcionar o sucesso profissional para quem investe em cursos de especialização desse segmento.

Quer alavancar a sua carreira e atingir o sucesso profissional que sempre sonhou? Então, leia, agora mesmo, sobre educação continuada: 5 motivos para seguir sempre aprendendo!

Educação continuada: 5 motivos para seguir sempre aprendendo

Tópicos: área da tecnologia

Comentário